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Volvo C40 Recharge: requinte de SUV cupê e 100% elétrico

Testamos o novo modelo da Volvo com 408 cavalos de potência, faz 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tem 440 km de autonomia

31/03/2022 - Rodrigo França/RF1 / Fotos: Space House / Fonte: iCarros

SUV cupé e 100% elétrico: com esta proposta, acabou de desembarcar aqui no Brasil o novo Volvo C40 Recharge. Em tempos de alta de combustível, nada melhor do que um carro que não depende de posto e ainda tem benefícios, como isenção de rodízio em São Paulo.

Irmão do XC40, este carro tem os mesmos dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no traseiro. Ele também é o primeiro carro desenvolvido pela Volvo para ser exclusivamente elétrico. 

São 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque, sendo que a sensação de arrancada ao pisar no acelerador é realmente instantânea. Como, aliás, é recorrente nos carros elétricos. Com isso, este Volvo é capaz de chegar de 0-100 kgm/h em apenas 4.7 segundos – a sensação de arrancada é como se o carro tivesse o sistema “launch control”, digno dos melhores esportivos.

A parte externa deste SUV cupê tem um design bem característico e que chama muito a atenção por onde anda, especialmente no caso das rodas de 20 polegadas – que tem um desenho bem futurista.

A grade frontal, toda fechada, representa bem a nova identidade visual dos modelos 100% elétricos da Volvo. Destaque também para a traseira com esse desenho inédito das lanternas. Elas fazem uma saudação com os LEDs quando o carro é travado ou destravado.

Já na lateral, o carro tem aquele caimento característico do teto na coluna C, que marca bem o estilo SUV cupê do modelo. 
A largura também chama a atenção, inclusive você percebe isso logo no primeiro dia com ele na garagem.

O Volvo C40 é imponente e bastante espaçoso para cinco passageiros, o que pode ser bom no conforto, mas ruim pra quem mora em apartamento com vagas um pouco apertadas.

Porta-malas generoso e interior com foco sustentável

As dimensões do Volvo C40 Recharge são: 4m44 de comprimento total, 2m03 de largura e 1m59 de altura. O porta-malas é generoso, com 413 litros – e detalhe, debaixo do capô, também tem um bagageiro frontal com capacidade de 31 litros.

O interior também tem foco sustentável. Ele não possui couro na cabine, mas nem por isso deixa de ser luxuoso, como podemos ver aqui nesses bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro. 

Tanto a central multimídia de nove polegadas quanto o painel de instrumentos de 12,3 polegadas utilizam a tecnologia do Google. E o que mais se destaca no sistema é a assistência de autonomia, que mostra como você está usando a bateria do carro e te ajuda a otimizar no consumo.

Autonomia de 440 km

Ele pode andar até 440 km com uma única carga, o anda e para da cidade até te ajuda a ganhar quilômetros de autonomia, pois a freada recupera parte da energia, principalmente na descida. Neste caso, funciona como o oposto do carro a combustão, que normalmente gasta mais no uso urbano e menos na estrada. 

É bem divertido ver no sistema que seu modo de condução também está ajudando a “esticar” a autonomia, premiando o motorista que tem estilo mais suave de guiar. É claro que nas subidas fortes e em velocidade mais alta na estrada, aí não tem jeito: o consumo é alto mesmo. 

Já no trânsito, a sensação é oposta a quem tem trauma de posto de combustível: o carro andando devagar praticamente não consome a bateria. Definitivamente, o carro elétrico veio para facilitar a vida (e o ar) das grandes metrópoles.

O C40 passa muito prazer ao dirigir, mesclando eficiência e elegância. A estabilidade nas curvas também impressiona, principalmente se levarmos em conta que ele tem peso de 2.207 quilos.

A cabine é muito silenciosa, como se espera de um carro elétrico. Vale até ficar atento a pedestres distraídos na rua, que muitas vezes acabam não ouvindo o motor do carro e podem passar na sua frente de forma perigosa.

Excelente pacote de tecnologia e segurança

Por falar nisso, o pacote de segurança do C40 Recharge é bem completo. Ele vem de série com sete airbags, câmera 360º para auxílio de manobras, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo e alerta de ponto cego. 

Com tantas qualidades, o preço do carro elétrico ainda pode ser um problema: R$ 419.950. Seus principais rivais no Brasil são o Audi Q4 e-tron e VW ID.4, que deve chegar ao Brasil em breve.

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