Chegou a hora de comprar um carro 1.0 e você não sabe se leva um três ou quatro cilindros. Mas existe diferença entre eles? Não só existe, como este tipo de motorização está ganhando cada vez mais espaço entre os populares no Brasil. O motor três cilindros é resultado de um processo chamado downsizing, que é a diminuição do tamanho do bloco, por ter um cilindro a menos, além de uma menor quantidade de componentes. Este tipo de motorização surgiu na Europa pela necessidade da diminuição do consumo de combustível e da emissão de poluentes. No Brasil, por enquanto, a aposta nesta tecnologia é somente nos carros 1.0.
O três cilindros tem o mesmo ciclo de funcionamento do bloco com quatro, mas com o objetivo de ser mais econômico e oferecer a mesma ou melhor performance. Ao ligar o carro, a principal diferença entre eles é sonora: a vibração vinda do motor é um pouco maior que o de quatro pelo fato de sua estrutura ser montada com um cilindro a menos. Apesar de este tipo de motor ser menos poluente e mais econômico - em média, esta economia pode chegar a 12% em comparação à mesma unidade com quatro cilindros -, é bom lembrar que é preciso sempre estar de olho na manutenção do conjunto mecânico. "As peças que compõem o motor são normalmente levadas ao limite de uso, ou seja, ele exige mais que o do quatro cilindros e isso pode afetar a durabilidade do conjunto", diz o professor de engenharia mecânica da FEI Rafael Serralvo. Conheça os principais modelos com carroceria hatch com este tipo de motor disponíveis no mercado.