sensores de estacionamento
1/9
limpador e spoiler traseiro
5/9
grandes tomadas de ar na frente
6/9
luz de neblina e antena de teto
7/9
A Fiat mostra que um carro além de funcional, também pode mexer com nossos sentidos. Uma simples ação de girar a chave e dar partida no motor, já dá claros sinais de que o Fiat Stilo Abarth não é um carro qualquer. O modelo é equipado com motor cinco cilindros em linha de 2.4 litros e 20 válvulas, o mesmo que equipa o Marea, porém com algumas diferenças. No Stilo Abarth ele possui 167 cavalos a 5750 rpm e 22.8 kgfm de torque a 3500 rpm, pois sofreu mudanças em sua injeção e escapamento.
O som do motor é algo que emociona até mesmo os puristas. Em baixa rotação, passa desapercebido, porém basta uma rápida acelerada e ele nos mostra do que é capaz. O ronco grave e pronunciado soa como música. A rotação sobe com facilidade e o carro ganha velocidade com extrema naturalidade, característica que somente os verdadeiros esportivos possuem. As trocas de marchas são rápidas e os engates precisos, auxiliadas pela manopla de câmbio de pequeno curso e excelente empunhadura e uma caixa de marchas com relações muito bem casadas que aproveitam as melhores características do motor. As retomadas são vigorosas e mesmo em giro baixo, o motor mostra que é bom, mesmo se o motorista não guie esticando as marchas, o que é quase uma blasfêmia. Aliás esticar as marchas é um prazer à parte no Abarth. O modelo atinge 212 km/h de velocidade final e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,4 segundos de acordo com os dados da Fiat.
Para segurar todo esse ímpeto, o Stilo possui freios a disco nas quatro rodas equipados com ABS, EBD, ASR e MSR, controlados pelo sistema de estabilidade ESP. Ao todo são oito airbags distribuidos da seguinte forma: dois dianteiros frontais, dois dianteiros nas laterais dos bancos, duas cortinas infláveis e dois nas laterais dos bancos traseiros
O Stilo é um dos carros mais completos em sua categoria. É equipado com rodas aro 16, tendo as de 17como opcionais, assim como bancos de couro e teto sky-window. O audio do Stilo é um capítulo a parte. Possui Cd-Player capaz de ler Mp3, subwoofer na mala e excelente qualidade de reprodução. Possui sensor de estacionamento, computador de bordo, check control, faróis de xenon, espelho retrovisor interno eletromicrômicos de escurecimento automático e externos anti-ofuscantes, faróis com regulagens de altura, sensor de chuva e iluminação, direção elétrica.
A ergonomia é perfeita. Os bancos de couro são bastante anatômicos e possuem regulagens de altura, distância e inclinação. Os assentos traseiros também podem ser regulados em inclinação e distância. O espaço interno é excelente para o tamanho do modelo e acima da média em sua categoria. Há inúmeros porta-objetos espalhados pelo carro. Os comandos são de fácil compreensão e leitura, assim como o painel. Este conta com visor de cristal líquido onde podem ser acessado o My Stilo, que abrange um conjunto de funções que permitem ajustes e regulagens do carro de acordo com o gosto de cada um. Para operar o My Stilo é preciso ler o manual do carro, pois são inúmeras funções. O manual do carro é completo e abrangente, e deveria servir de exemplo para outros fabricantes.
A direção com assistência elétrica possui a função City, que torna a direção mais leve até a velocidade de 36 km/h para facilitar manobras. Em maior velocidade, a direção fica mais firme, porém as reaçõoes no volante são um pouco artificias.
A suspensão é firme porém sem prejudicar o conforto. O Stilo têm ótima aderência e gruda nas curvas, mesmo sendo exigido, dando credenciais de que se trata de um esportivo da melhor qualidade.
O Fiat Stilo Abarth chega às revendas na versão básica por R$54.441, podendo ser equipado com mais R$14.694 de opcionais.
Ficha Técnica:
Motor: Cinco cilindros transversal de 2.4 litros e 20 válvulas.
Potência: 167 cavalos a 5750 rpm
Torque : 22.8 kgfm a 3500 rpm
Velocidade máxima: 212 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 8.4 segundos
Consumo médio: 8 km/l
Tanque: 58 litros