Na classe dos carros médios e grandes, um dos desconhecidos começa a despontar como um verdadeiro contendor. É o Marea 1.8 SX, o modelo de entrada na linha, um carro de mais ou menos R$30 mil. Esse preço reflete um dos carros mais interessantes de nosso mercado, que tem muito para agradar o consumidor.
Econômico, veloz, rápido e confortável, o Marea SX está começando a vender bem, principalmente depois do advento da nova traseira. Esta favoreceu muito a aparência do Marea e permitiu que o mercado a acolhesse com mais ênfase.
Equipamentos
Normalmente é fácil montar um carro de entrada na linha. É só não fornecer quase nada e o jogo está feito. Aqui a coisa é outra, pois na luta por participação a Fiat colocou muita coisa na linha que os concorrentes não têm, como ar-condicionado e rádio com CD. De opcional há tudo que se espera de um carro dessa classe como trio elétrico, interior em veludo, muita iluminação interna e regulagem de volante em altura e distância, o que facilita encontrar uma posição ideal de dirigir
Equipado com o motor de quatro cilindros, 1,8 litros de cilindrada e 132 cv, o SX tem bastante energia para se mover rápido.
Os números falam por si: a velocidade final está nos 205 por hora, o zero a cem fica em menos de onze segundos e o consumo é extremamente contido, prova cabal de um bom acerto de motor. Na cidade o SX é capaz de médias da ordem de 11 km por litro, e na estrada pode-se fazer até mais de 13 por um, o que permite uma autonomia grande com o tanque de 60 litros que o equipa.
A construção de quatro válvulas por cilindro com comando válvula de fase variável tem muito a ver com o excelente comportamento do SX. Os motores multiválvulas normalmente têm pouca energia em baixa rotação mas este importado da Itália mostra disposição incomum para andar, pois este sistema favorece muito à capacidade de resposta, principalmente nas retomadas de velocidade. O resultado é um carro apelidado de básico que, se não existisse a versão de cinco cilindros, seria tranqüilamente merecedor do título de topo de linha.
E tem mais: como o motor é bem mais leve que o 2.4 litros, a capacidade de mudar de direção, o falado momento de inércia polar, diminui muito, dando a sensação de que o SX é mais ágil de reações. De fato, em uma longa viagem feita ficou clara a sensação de que ele é um carro delicioso.
Em suma, os dois modelos do Marea têm personalidades bem diferentes por causa do motor.
Como o motor é bem mais leve que o de cinco cilindros, o SX tem mais agilidade, sem dizer que o HLX é pesado ou lerdo. É só diferente de reações. Nas curvas o SX se mantém com estabilidade memorável, dada a qualidade do remake a que ele foi submetido pela brilhante engenharia da Fiat recentemente. Assim todos os Marea se tornaram carros estáveis, firmes nas curvas e sem balanços parasitas que assolavam os modelos anteriores. A posição dos comandos facilita tudo, o som é de primeira e o conforto está sempre presente, o que merece ser descoberto.