06/08/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Com diz o ditado, “contra fatos não há argumentos”. Sendo assim, logo acima, nas fotos desta matéria, você pode conferir que realmente conseguimos fazer uma média de 20 km/l guiando o novo Honda City sedan 2022 com gasolina na rodovia.
Em uma semana com o novo modelo fizemos dois testes bem opostos: o primeiro guiando o veículo no modo Sport dentro da cidade e o segundo utilizando ele no modo Eco na estrada por 140 km, a maior parte do trecho com o ar-condicionado desligado, para ver como essas experiências de condução completamente extremas mudam o consumo de um mesmo veículo.
Pois bem, na cidade com modo Sport ativado a média foi de 9,9 km/l. Rodamos com o ar-condicionado ligado e o trecho foi de aproximadamente 150 km divididos em alguns dias.
O contraponto veio na estrada, com uma média e velocidade constante próxima dos 100 km/h em rodovia, o City realmente surpreende pela economia do motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque. A transmissão é automática CVT, que simula sete marchas.
Em nosso teste na estrada não tínhamos pressa, mas também não ficamos forçando o carro para ser o mais econômico possível. A impressão que passa é que mesmo com um pé um pouco mais pesado e elevando o conta-giros lá para cima, dificilmente conseguiríamos média abaixo de 18 km/l com gasolina neste carro já amaciado (mais de 11 mil km rodados).
Os dados oficiais do INMETRO para o sedan são: 9,2 km/l com etanol na cidade e 10,5 km/l com o mesmo combustível na estrada. Com gasolina no tanque, o modelo percorre 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Qual versão combina mais com você?
Esse fator econômico aliado ao visual clássico do sedan e cara mais moderninha para o hatch tem ajudado no volume de vendas do novo City. Em julho deste ano foram comercializadas 2.342 unidades do sedan e 1.609 do hatch. Somando as duas opções de carroceria são 23.602 exemplares do City vendidos em 2022.
Recentemente também tive a experiência de guiar o hatch e estando dentro do carro não existe muita diferença entre eles, pelo menos para o motorista, ainda mais porque a motorização é exatamente igual. A questão é mesmo de estilo, estética, gosto e, principalmente, de espaço no porta-malas.
O City hatch chegou com a dura missão de substituir o Honda Fit e para isso, inclusive, vem equipado com a tecnologia Magic Seat, que permite rebater os assentos traseiros com muita facilidade para ampliar os 268 litros de capacidade do porta-malas. O sedan vem com 519 litros de espaço no bagageiro, ou seja, quase o dobro de litragem.
Nas outras medidas também há algumas diferenças. O City hatch chega com 4,34m de comprimento, 1,74m de largura, 1,49m de altura e 2,60m de entre-eixos. O sedan vem com 4,54m de comprimento, 1,47m de altura, enquanto entre-eixos e largura são iguais.
Entre os principais equipamentos, o City 2022 vem de série com central multimídia de 8 polegadas com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fios, rodas de 16 polegadas, câmera de ré, monitoramento de pneus, partida por botão, seis airbags e faróis de neblina.
O pacote Sensing, exclusivo da versão Touring, tanto no hatch quanto no sedan, inclui sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, farol automático (alto e baixo), controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência e centralização do veículo na faixa de rodagem, além do sistema de frenagem para mitigação de colisão.
O volante multifuncional é bastante intuitivo e traz bastante facilidade para a vida do motorista, ajudando no uso do piloto automático. O motorista ainda pode escolher se prefere utilizar as trocas de marchas via paddle shifts.
O City tem preços bem competitivos se levarmos os itens oferecidos, principalmente na versão topo de linha. Para que ele ficasse ainda mais interessante, talvez rodas redesenhadas para estilizar o hatch seriam bem-vindas, assim como o carregador de celular por indução e um teto solar para ambas as versões deixariam ele ainda mais equipado.
Se eu pudesse escolher apenas um, iria de sedan pelo espaço bem maior de porta-malas, mas em qualquer deles você terá uma experiência bem tranquila, segura e bastante confiável de direção.
Preços:
Honda City hatch Touring – a partir de R$124.700
Honda City sedan Touring – a partir de R$ 125.200
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro