A Fiat Strada com cabine estendida foi criada em 1999 e até hoje é o único modelo de seu segmento a oferecer essa configuração.
Este modelo de carroceria responde atualmente por cerca 60% das vendas da picape. Já a versão Adventure, grande achado da Fiat que deu origem a uma onda off-road em todo o mercado, responde com 35% das vendas.
O habitáculo da picape possui bom espaço para o motorista e passageiro, e possui uma posição para dirigir bem confortável, com baixo nível de vibrações e ruído interno. Os comandos e instrumentos ao alcance da mão e mostradores de fácil leitura são aspectos que ajudam o motorista a manter a atenção concentrada no trânsito. Destaque também para a presença de inúmeros porta-objetos espalhados pela cabine e a rede atrás dos bancos para acomodar objetos.
O motor 1,8 litro bi-combustível desenvolve 106 cavalos de potência e 17,5 kgfm de torque, quando abastecido 100% com gasolina. Rodando com álcool, os números sobem para 110 cv e torque de 18,4 kgm a 3.000 rpm.
Equipada de série com direção hidráulica, vidros e travas elétricas, pneus cidade-campo, conta-giros, estribos laterais e traseiro, faróis de neblina e auxiliares, protetor de caçamba, janela traseira corrediça, grade de proteção da janela traseira e sistema Follow Me Home, a Strada Adventure tem preço em torno de R$ 37.250,00.
O modelo pode ser equipado com ar-condicionado, air-bag duplo, freios com ABS, rádio CD player com MP3, teto solar, CD changer no porta-luvas e kit high-tech, composto por sensores de chuva e crepuscular, espelho eletrocrômico e retrovisores externos com regulagem elétrica. Assim equipada, como a versão avaliada pelo Autos e companhia, a picape tem preço de R$ 53.766,00.
Após mais de um ano amargando a segunda colocação no ranking mensal de vendas de comerciais leves, a picape leve Fiat Strada parece, finalmente, ter se consolidado na primeira colocação.
Segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com a comercialização de 3.481 unidades em maio, a picape garantiu, pelo quarto mês consecutivo, a liderança no segmento, deixando para trás o ainda líder Ford EcoSport.