entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Stepway 2020: não me chame Sandero, sou um SUV | Impressões

Emancipado do Sandero, novo Renault Stepway 2020 ganha câmbio automático e acha que é um SUV

30/07/2019 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Em um mercado sedento por SUVs como o Brasil, ter vários utilitários esportivos na gama é algo que faz sentido. A Renault aposta nisso, mesmo que às vezes não seja com SUVs de verdade. Ela chama o Kwid de SUV dos compactos e agora passa a tratar também o Stepway como um SUV.

Leia mais:
Renault separa Sandero 2020 do Stepway e ganha câmbio CVT
Sandero CVT sobe suspensão e nível para 2020 | Impressões
Logan CVT mira em conforto e visual aventureiro| Impressões

Testamos a versão topo de linha Iconic do Renault Sandero Step...ou melhor, apenas Renault Stepway, já que ele agora foi separado do Sandero, tem versões próprias e direcionamentos de propaganda diferentes. Por R$ 73.090, ele representa o ponto mais alto em preço da família Sandero, Logan e Stepway.

SUV que não é SUV

Segundo a Renault, a razão pela qual passa a tratar o Stepway 2020 como SUV é o fato dele contar com altura em relação ao solo, ângulo de ataque e saída determinados pelo INMETRO para classificar o modelo como SUV - mesma situação do Kwid. O problema é que apenas a versão manual cumpre essas regras, o CVT não.

Veja aqui ofertas de Stepway na sua cidade

Por isso, vamos tratar o Stepway como é: um hatch aventureiro. Apesar de o Stepway, no trânsito, ser tão alto quanto alguns SUVs compactos ou até maior que eles. A suspensão elevada em 40 mm traz robustez ao conjunto e ajuda a vencer as imperfeições do asfalto com mais facilidade.

Em curvas, o novo Stepway se mantém estável, sem o balançar do Logan CVT, mas ainda com bastante conforto.A direção do tipo eletro-hidráulica já entrega a idade, sendo pesada em manobras e lenta nas reações, quando comparada a modelos com direção totalmente elétrica. 

Conjunto dos SUVs de verdade

A grande novidade da linha 2020 do Renault Stepway é o câmbio automático CVT. Ele veio direto dos irmãos SUVs (esses realmente merecedores do título) Duster e Captur, além do primo Nissan Kicks. Nessa configuração, ele entrega agilidade e bom rendimento para sua categoria e proposta.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

São 118 cv e 16 kgfm de torque, mas ainda sem aposentar o famigerado tanquinho de partida a frio. Vale ressaltar que o Stepway não tem versão com motor 1.0 e traz opção de câmbio manual de cinco marchas somente na versão de entrada Zen.

A caixa CVT com seis marchas simuladas (apenas no modo manual) trabalha com suavidade. Com ele, o Sandero, quer dizer, o Stepway embala com facilidade e sobe de giro rápido, bastando um toque mais pesado no acelerador. Em retomadas e em situações do ultrapassagem, o hatch embala antes de fazer o motor gritar, como fazem alguns rivais.

Emperiquitado

A lista de itens de série das versões Zen, Intense e Iconic do Stepway 2020 é exatamente a mesma do Logan e Sandero (apesar desse último não ter a versão Iconic). Em contrapartida, por seu estilo aventureiro em mais sofisticado, cobra cerca de R$ 6 mil a mais. 

A dianteira traz para-choque novo com estilo mais robusto e área em plástico preto ampliada. Luzes diurnas de LED, de série em todas as versões, se destacam. Na traseira, lanternas de LED espichadas deixaram o estilo mais sofisticado, ainda mais com as lentes escurecidas que também aparecem no esportivo Sandero RS. 

Por dentro, o Stepway recebe alguns itens exclusivos. A padronagem dos tecidos é outra, com destaque para o couro preto com detalhes em creme na versão topo de linha Iconic. O volante ganha a inscrição Stepway para reafirmar que ele não é um Sandero. Espaço interno farto, como no restante da linha, é o grande trunfo.

Conclusão

Se antes a suspensão mais alta era o chamariz do Stepway perante o Sandero, a nova estratégia usada pela Renault nas versões CVT tirou do aventureiro seu diferencial. Ele traz uma estética diferenciada e mais chamativa, além de algumas exclusividades como o belo tom de dourado da versão das fotos.

Em suma, o Renault Stepway entrega o mesmo bom e competente conjunto do Sandero 2020, mas diminui a questão do custo-benefício ao custar mais apenas pela estética diferenciada a mais aventureira ainda entregando os mesmos itens de série. Por passar dos R$ 70 mil, ele entra no perigoso território dos SUVs de verdade do qual quer fazer parte.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.