Renault Symbol Privilège
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Porta dianteira do Symbol, com comandos dos vidros elétricos dianteiros e espelhos
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Symbol, com painel em tonalidade cinza
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Porta traseira do Symbol
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Dobradiças do porta-malas do Symbol
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Peugeot 207 Passion XS
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Bancos dianteiros do Peugeot possuem apoios laterais
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Porta dianteira do Passion. Os comandos dos vidros e espelhos estão próximos ao freio de mão
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Passion, com pedaleiras e pomo da alavanca de câmbio em alumínio
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Porta traseira do Peugeot
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Dobradiça do porta-malas do Peugeot
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Peugeot 207 Passion XS e Renault Symbol Privilège parecem levar a igualdade, um dos ideais proclamados pela Revolução Francesa, a sério: ambos são sedãs compactos derivados de um hatch com motor 1.6 16v. Como um bom vinho francês, no entanto, uma degustação mais aprofundada é o suficiente para mostrar que os carros não são tão parecidos assim.
Conforto e sobriedade: Symbol Privilège
Com preço sugerido de R$ 44.490, o Renault Symbol Privilège entrega direção hidráulica, ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas e airbags para motorista e passageiro. Opcionalmente, podem ser adquiridos freios ABS. O motor 1.6 16v flex desenvolve 115 cv de potência com álcool e 110 cv com gasolina, e está acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.
O três volumes reutiliza a plataforma do extinto Clio Sedan, mas ganhou repaginação e um novo nome. Por fora, o carro está mais atraente que seu antecessor, mas mantém o ar de sobriedade. Por dentro, os bancos são confortáveis, mas levam quatro passageiros; o quinto fica espremido atrás. O painel não traz muitas novidades e o tom de cinza claro utilizado na peça quebra um pouco da pompa carro. Para usar o porta-malas de 506 litros é preciso tomar cuidado com as dobradiças da peça que invadem o compartimento.
O rodar do Symbol é, literalmente, um passeio: silencioso e sem solavancos. Apesar de o motor ser do tipo multiválvulas, o carro lida bem com baixas rotações, o que ajuda bastante a manter baixo o nível de ruído. Tanto conforto, porém, tem um preço: acelerar o Symbol não é tão agradável como andar em velocidades mais baixas.
A direção permanece leve, o que passa sensação de insegurança, e o câmbio, com engates imprecisos e curso longo, não ajuda a subir o velocímetro. Os amortecedores, que passam bem pelas irregularidades do asfalto, estão voltados para conforto versus estabilidade. A carroceria oscila muito em mudanças bruscas de direção, fazendo os pneus assoviarem nas curvas. Sem pretensões esportivas, o Renault cumpre bem sua missão: é um carro para se curtir até 3.000, 4.000 rotações, passando marcha por marcha, sem pressa.
Apelo esportivo: Peugeot 207 Passion XS
Na versão XS, o 207 Passion tem preço inicial de R$ 44.800, mas não há opcionais. Comparando a lista de segurança dos dois carros, o concorrente da Renault se sobressai: airbag e ABS não são oferecidos nesse nível de acabamento do Peugeot. No restante dos itens de série, os carros se equivalem. A marca do leão ainda oferece uma versão do XS com câmbio automático por a partir de R$ 48.700. Nela, o Abs é de série e o air-bag duplo é opcional