entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Sedãs compactos com sotaque francês

Peugeot 207 Passion e Renault Symbol entram no ringue na disputa entre os três volumes; ambos com motor 1.6 16v flex

06/07/2009 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Peugeot 207 Passion XS e Renault Symbol Privilège parecem levar a igualdade, um dos ideais proclamados pela Revolução Francesa, a sério: ambos são sedãs compactos derivados de um hatch com motor 1.6 16v. Como um bom vinho francês, no entanto, uma ‘degustação’ mais aprofundada é o suficiente para mostrar que os carros não são tão parecidos assim.

Conforto e sobriedade: Symbol Privilège

Com preço sugerido de R$ 44.490, o Renault Symbol Privilège entrega direção hidráulica, ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas e airbags para motorista e passageiro. Opcionalmente, podem ser adquiridos freios ABS. O motor 1.6 16v flex desenvolve 115 cv de potência com álcool e 110 cv com gasolina, e está acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.

O três volumes reutiliza a plataforma do extinto Clio Sedan, mas ganhou repaginação e um novo nome. Por fora, o carro está mais atraente que seu antecessor, mas mantém o ar de sobriedade. Por dentro, os bancos são confortáveis, mas levam quatro passageiros; o quinto fica espremido atrás. O painel não traz muitas novidades e o tom de cinza claro utilizado na peça quebra um pouco da pompa carro. Para usar o porta-malas de 506 litros é preciso tomar cuidado com as dobradiças da peça que invadem o compartimento.

O rodar do Symbol é, literalmente, ‘um passeio’: silencioso e sem solavancos. Apesar de o motor ser do tipo multiválvulas, o carro lida bem com baixas rotações, o que ajuda bastante a manter baixo o nível de ruído. Tanto conforto, porém, tem um preço: acelerar o Symbol não é tão agradável como andar em velocidades mais baixas. 

A direção permanece leve, o que passa sensação de insegurança, e o câmbio, com engates imprecisos e curso longo, não ajuda a subir o velocímetro. Os amortecedores, que passam bem pelas irregularidades do asfalto, estão voltados para conforto versus estabilidade. A carroceria oscila muito em mudanças bruscas de direção, fazendo os pneus ‘assoviarem’ nas curvas. Sem pretensões esportivas, o Renault cumpre bem sua missão: é um carro para se curtir até 3.000, 4.000 rotações, passando marcha por marcha, sem pressa.

‘Apelo’ esportivo: Peugeot 207 Passion XS

Na versão XS, o 207 Passion tem preço inicial de R$ 44.800, mas não há opcionais. Comparando a lista de segurança dos dois carros, o concorrente da Renault se sobressai: airbag e ABS não são oferecidos nesse nível de acabamento do Peugeot. No restante dos itens de série, os carros se equivalem. A marca do leão ainda oferece uma versão do XS com câmbio automático por a partir de R$ 48.700. Nela, o Abs é de série e o air-bag duplo é opcional
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.