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Renault Oroch turbo consome bastante combustível?

Dirigimos a Oroch com a picape vazia, com ela carregada de lastro e por último com os pneus descalibrados

23/07/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Sabe aquelas contas de consumo do veículo que você sempre teve a curiosidade de fazer, mas raramente consegue colocar em prática? A Renault decidiu dar uma ajudinha e nos convocou para passarmos um dia com a nova picape Oroch 2023, que é impulsionada pelo motor 1.3 turboflex de 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque na versão topo de linha Outsider. A transmissão é automática CVT Xtronic com simulação de oito marchas.

O nosso destino era o Haras-Tuiuti, com saída de São Paulo (SP), e neste primeiro trecho de aproximadamente 120 km percorridos a média foi de 11,5 km/l, com tanque abastecido com gasolina, ar-condicionado ligado e dois ocupantes, seguindo com uma velocidade de cruzeiro, mas sem pensar tanto em economia. Outros participantes do teste preferiram deixar o AC desligado, andaram em uma velocidade média inferior, modo Eco e obtiveram até 15,6 km/l de média.

Mas na pista de testes é que a experiência foi bem diferente e até mais interessante para analisar o consumo da picape: compararmos o desempenho do veículo em três diferentes situações, com ele vazio, com carga máxima (aproximadamente 650 kg de areia na caçamba e galões d'água nos assentos), além da terceira e última aferição ser feita com pneus descalibrados em 30%.

Resultados dos testes em pista com a Oroch

Colocamos a picape na pista e, para termos uma comparação mais justa, nos foi dado o direito de dar cinco voltas completas no anel externo do traçado, sendo ele de aproximadamente 1 km de extensão para cada volta. Totalizando os três diferentes cenários foram 15 voltas.

Aproveitando as informações disponíveis na central multimídia de 8 polegadas da Oroch, que é bem intuitiva, conseguimos realizar o teste com facilidade. Tentei manter uma média de 60 km/h nas retas e fazendo as curvas próximo dos 40 km/h para chegar em números justos no comparativo.

Com a picape vazia, os números foram até melhores do que consegui na ida até o Haras-Tuiuti: 12,6 km/l após percorrer os primeiros cinco giros com a Oroch. Voltei aos boxes e já era hora de dirigir a picape com o lastro. Só de verificar os sacos de areia na caçamba e entrar na cabine junto com vários galões d´água já percebi que o consumo de gasolina aumentaria consideravelmente.

Acelerei a picape em uma velocidade constante, mas rapidamente a diferença no peso do veículo exigiu uma pisada um pouco mais funda no acelerador e um arranque diferente da Oroch. Essa situação foi interessante para ver como responde bem o novo motor 1.3 turbo desenvolvido pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler. É o mesmo propulsor que também vemos atualmente no Duster e Captur.

Com a Oroch pesada, o consumo realmente disparou: 9,6 km/l de média. Por fim, chegou a vez de andar com os pneus descalibrados em aproximadamente 30%. Segundo os técnicos da Renault, a Oroch do primeiro cenário estava com pneus de 33 libras, enquanto que o modelo deslicabrado do teste tinha 23 libras.

A condução foi parecida, ou seja, não senti praticamente nada de diferente em relação ao modelo que estava vazio. Quem sentiu a diferença foi o medidor de consumo: 11,8 km/l contra os 12,6 km/l.

Além desses fatores que analisamos nos testes, algumas outras coisas afetam o consumo do veículo: uso de combustível de baixa qualidade, excesso de peso no bagageiro no teto, clima, altitude, frenagens repentinas, acelerações bruscas, uso de marchas incorretas, falta de manutenção ou revisão (analise velas e filtros), além de vidros e/ou protetores da caçamba abertos.

Um teste semelhante com este foi realizado com profissionais do Instituto Mauá de Tecnologia e os números de consumo da Oroch foram: 15,59 km/l do veículo apenas com o motorista, 15,23 km/l com pneus descalibrados, 14,85 km/l com ar-condicionado sempre ligado e 12,12 km/l com o lastro máximo de 650 kg. O consumo, portanto, variou 22,3% entre a situação mais econômica em relação ao cenário de maior consumo.

E os dados oficiais do Inmetro?

A Renault Oroch, segundo o Inmetro, percorre em média 10,5 km/l com gasolina em ambiente urbano e 11 km/l em trechos rodoviários. Os números com etanol são de 7,4 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada.

Atualmente, a Oroch 2023 é oferecida em três versões: Pro, disponível a partir de R$ 108.800, enquanto a intermediária Intense é oferecida por R$ 114.400. Essas duas primeiras seguem utilizando o motor 1.6 aspirado, que é um pouco mais econômico que o 1.3 turboflex, mas não tem o mesmo desempenho da versão 1.3 turbo Outsider que testamos e é a topo de linha por R$ 140.900.

Confira o vídeo de avaliação da Oroch no canal do iCarros no YouTube.

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