05/05/2022 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O carro elétrico mais barato do Brasil agora é o Renault Kwid E-Tech, modelo que iCarros teve a oportunidade de testar por uma tarde no Kartódromo Aldeia da Serra, na Grande São Paulo, no chamado dia de “primeiras impressões”. Claro que, quando usamos o termo “barato”, não se pode esquecer que ainda falamos de um carro de custo próximo a R$ 143.000.
Mas, se pensarmos que até alguns anos atrás, os lançamentos de carros elétricos eram praticamente focados apenas no segmento de carros de luxo, vemos que o dia da eletrificação se tornar popular é cada vez mais próximo.
Por fora e mesmo no interior, as semelhanças com o carro de motor a combustão são grandes. Mas a diferença mesmo é sentida no torque – de 11,5 kgfm.
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Quando você pisa no acelerador, a entrega de força é rapida – o suficiente para o compacto fazer de 0 a 50 km/h em apenas 4 segundos. Note que a Renault foca no 0 a 50 km/h porque é justamente no uso urbano o maior trunfo do Kwid E-Tech.
Por isso mesmo, os testes de aceleração que fizemos no Kartódromo Aldeia da Serra mostraram que o carro é bem ágil, mesmo pesando quase 100 kg a mais do que o modelo convencional (mesmo assim, o peso total ainda é baixo, com 977 kg).
A potência é parecida (65 cavalos de potência no elétrico contra 71cv no a combustão), mas definitivamente este não é um carro para quem busca esportividade, e sim praticidade no dia a dia, principalmente nas grandes cidades.
Nem por isso o carro deixa de ser divertido. Pelo contrário, nas fechadas curvas do kartódromo ele se mostrou bem estável e com reações rápidas, parecendo até que estava bem à vontade naquele ambiente de kart.
Mesmo pisando fundo no acelerador, chamou a atenção o baixo consumo da bateria, que se manteve com alta porcentagem ao longo do teste. Não chegamos a acumular muitos quilômetros neste primeiro contato, mas a autonomia é de 298 km no ciclo urbano, um número bem interessante para um compacto.
Com o aumento do preço dos combustíveis, ter um carro elétrico com este desempenho pode se pagar em até três anos de uso, mesmo custando quase R$ 70 mil a mais que seu equivalente com motor a combustão, como bem explica esta reportagem do nosso colega Fernando Calmon.
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Um dos diferenciais do E-Tech é seu sistema de recuperação de energia, acionado sempre que o motorista tira o pé do acelerador e aciona o freio. Com ele, o carro regenera até 9% da energia da bateria, que tem capacidade de 26,8 kWh.
Com tantas freadas fortes em nosso teste no kartódromo, deu para ver este sistema surtindo efeito imediatamente. De acordo com a Renault, o valor médio por kWh é de R$ 0,06 por quilômetro rodado (contra R$ 0,48 com o motor a combustão).
Pensando novamente num uso urbano, o porta-malas é de um tamanho razoável para um carro compacto, com capacidade para 290 litros. Com o banco traseiro rebatido, ela aumenta para 1.100 litros – dá para transportar itens bem volumosos nesta configuração.
O modelo sai de fábrica com freios ABS com BAS (Braking Assist System), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e alerta de pressão de pneus.
Ele ainda oferece o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, um item importante já que nem sempre as pessoas ao redor percebem a presença de um carro com um silencioso motor elétrico.
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O Renault Kwid E-Tech também tem direção 100% elétrica com assistência variável, ar-condicionado, travamento centralizado das portas por botão, vidros elétricos dianteiros e traseiros, ajuste de altura dos faróis, limitador de velocidade (com acionamento no volante) e regulagem elétrica dos retrovisores.
Com este bom pacote de tecnologia e tornando o preço mais acessível, o Renault Kwid E-Tech tem tudo para ser um marco no mercado de elétricos no Brasil.
Sim, ainda há um longo caminho para tornar este tipo de carro mais popular e viável para um público mais amplo em nosso País. Mas, como toda grande jornada, ela tem que começar com os primeiros passos – e trazer a versão elétrica do compacto 0 km de menor preço no Brasil é um ótimo começo.
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