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Quem marca gol entre Onix e HB20 com motor 1.0?

Hyundai HB20 e Chevrolet Onix construíram sua popularidade a partir do zero. Mas qual será o melhor entre eles?

16/06/2014 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 figuram entre os dez mais vendidos em 2014, mas, ao contrário dos líderes da tabela, não pegaram carona em nomes famosos com quase duas décadas de mercado. O de São Caetano do Sul (SP) substituiu o antigo Corsa, mas não carregou nada do antecessor, enquanto o natural de Piracicaba (SP) veio literalmente do zero, com uma plataforma exclusiva para o Brasil e feito numa fábrica ainda cheirando a nova.

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Até maio, a Chevrolet comercializou 56.036 unidades de seu hatch, que figura como o quarto carro mais vendido no ano até agora de acordo com os dados da Fenabrave. Já o Hyundai acumula 46.208 vendas no período e está na oitava colocação. Qual é o melhor popular?

O iCarros avaliou o Onix LT 1.0 e o Hyundai HB20 Confort Plus 1.0 para responder a essa pergunta. O primeiro custa R$ 39.096. Adicionar o sistema multimídia MyLink como no carro das fotos acrescenta mais R$ 400 ao valor final. Já o segundo custa inicialmente R$ 37.100, mas com todas as firulas da série Copa do Mundo sai por R$ 41.465.

Ambos trazem de série bancos em tecido, direção hidráulica, travas elétricas, ajuste interno manual dos espelhos, ar-condicionado e vidros elétricos, sendo que o Onix oferece o equipamento apenas para as janelas dianteiras, enquanto o HB20 o possui nas quatro portas. No Hyundai, a série especial inclui rodas de liga-leve, bancos em couro, grade frontal em preto brilhante e sistema multimídia com TV digital.

O motor do Chevrolet é bem convencional: 1.0 flex de quatro cilindros com 80 cv e 9,8 kgfm com etanol e 78 cv e 9,5 kgfm com gasolina. Para dar mais eficiência ao propulsor, a montadora adotou um sistema de bobinas individuais de ignição. Já a Hyundai lançou mão do 1.0 flex tricilíndrico, velho conhecido do Kia Picanto, com 80 cv e 10,2 kgfm e 75 cv e 9,4 kgfm, respectivamente, para os combustível vegetal e fóssil. Ambos trazem câmbio manual de cinco velocidades.

Nas medidas, um empate de cima a baixo, literalmente. Os dois rivais medem 3,9 m de comprimento, 1,5 m de altura, 1,7 m de largura e 2,5 m de entre-eixos. No bagageiro, o Onix leva 280 litros, contra 300 l do HB20. O Hyundai é mais leve: tem 1.007 kg. Pouca diferença, porém, em relação ao Chevrolet, que tem 1.019 kg.

Tocada leve

Já se foi o tempo em que os carros populares invariavelmente eram acompanhados por acabamentos sofríveis e visual datado. Apesar de mais discreto, o Onix agrada, com linhas angulosas, mas uniformes, enquanto o HB20 abusou dos vincos para entregar um visual mais agressivo, que caiu no gosto do público.

Por dentro, usam plástico rígido nas portas e no painel, mas as peças são bem montadas e com linhas modernas. Porém, a cintura alta e ascendente do Hyundai acaba por deixar a cabine com um quê de aperto, pois as janelas são pequenas e abrem até a altura do pescoço dos passageiros. Atrás, é quase claustrofóbico para quem pegou carona no hatch.

Andando, o HB20 não sente falta do cilindro a menos, mas exige que o motorista se acostume com o motor trabalhando sempre entre 3.000 e 4.000 rpm, faixa em que o propulsor se mostra mais disposto. Pelo menos, é silencioso, mesmo nessa rotação mais elevada e apenas em marcha lenta é possível sentir um pouco da vibração do bloco. O quatro cilindros do Onix oferece uma tocada mais convencional, exige menos trocas de marcha e, no geral, opera mais suavemente que o motor do rival. Porém, ambos ainda são 1.0 e vão exigir reduções em ladeiras e retomadas.

Escolha de Thiago Moreno - Apesar de mais barato e equipado, o HB20 exige mais do motorista para ser guiado. O acerto de suspensão que a Chevrolet preparou para seu hatch é firme, mas é confortável em vias esburacadas. Já no Hyundai é possível perceber mais as imperfeições do solo. Em suma, o Onix oferece uma condução mais agradável, seja na cidade ou na estrada. Mais prazeroso ao rodar, o Onix faz jus ao volume mais alto de vendas e leva o comparativo pelo conjunto da obra.

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