08/02/2023 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Por fora uma picape, por dentro uma cabine de SUV. É assim que a Nova Chevrolet Montana pretende ser conhecida em sua nova geração, que acaba de ser lançada na linha 2023. iCarros teve a oportunidade de conhecer o principal lançamento da marca do Brasil e rodamos por aproximadamente 200 km com a picape versátil entre Curitiba e a Serra da Graciosa, no Paraná.
Assim que pudemos conferir o visual da picape de perto, logo chamou atenção a nova identidade visual do carro. Os faróis lembram bem o da rival Fiat Toro, mesmo que a Chevrolet diga que essa é uma linha dianteira que segue o padrão global da marca, como podemos ver no Novo Blazer EV 2024, que também aguardado para vir ao Brasil.
A grade frontal da Montana é bem extensa e traz uma robustez graças a mistura de elementos de uma barra cromada com outras em preto. A picape é calçada nas laterais com rodas aro 17 polegadas nessa versão, assim como na LTZ, enquanto as duas opções de entrada manuais chegarão com rodas aro 16.
O destaque na traseira fica por conta da caçamba inteligente multiflex, capaz de levar 874 litros, enquanto a capacidade de carga do veículo é de 637 kg. A tampa da caçamba recebe um amortecimento que alivia o seu peso, facilitando o trabalho de abrir e fechar o compartimento, que ainda tem iluminação dos dois lados, porta-objetos e oito ganchos para amarração de carga. A trava da caçamba é elétrica com sensor de aproximação.
A Chevrolet permite a customização da picape com até 90 acessórios, sendo que 24 deles são específicos para a caçamba. Entre os opcionais estão itens interessantes como várias divisórias que fazem da caçamba um verdadeiro porta-malas, como se fosse o de um hatch ou de um SUV. Vale lembrar que a capota marítima é item de série a partir da segunda versão, a LT 1.2T MT6 (manual).
Essa capota, inclusive, teve uma atenção especial em seu desenvolvimento para que ela reduzisse em até 90% a intrusão de água na caçamba. Ela possui um sistema de escoamento por calhas que auxilia nesse processo de vedar o espaço de carga.
E como anda a Nova Montana 2023?
Todas as versões da Montana 2023 são equipadas com o motor três cilindros 1.2 turboflex de 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, sendo este o mesmo propulsor usado na versão topo de linha do Tracker. Nessa versão equipada com câmbio automático de seis marchas, a Montana é capaz de chegar de 0-100 km/h em 10,1 segundos, sendo 0,6 mais rápida que a Toro 1.3 turboflex, lembrando que a picape da Fiat é mais pesada e tem mais cavalos (185 cv).
A Montana mostrou um desempenho bem positivo, tanto na cidade quanto na estrada. Ela desceu e subiu a Serra da Graciosa com tranquilidade, enchendo bem o motor quando necessário para realizar ultrapassagens, mas é interessante mesmo a entrega de torque ainda próximo dos 2.000 rpm, o que deixa a picape bem esperta.
Ainda pudemos rodar com ela na chuva, em piso escorregadio e em alguns trechos de terra, garantindo uma experiência bem completa de teste-drive.
Em nossa avaliação não tivemos problemas com a suspensão de duplo batente de rigidez variável. Ela demonstrou ser bem ajustada para a picape e se adaptou bem com a viagem. A maior parte do teste foi realizado com duas pessoas dentro do veículo e a caçamba vazia.
Medidas e números oficiais da Montana 2023
As medidas da Montana são: 4.717mm de comprimento, 1.798mm de largura, 1.659mm de altura e 2.800mm de distância entre-eixos. A picape pesa de 1.273 kg até 1.310 kg dependendo da versão.
As versões automáticas possuem média de 7,7 km/l na cidade quando abastecidas com etanol e 9,3 km/l nas rodovias com o mesmo combustível. Utilizando gasolina as médias sobem para 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
As duas versões manuais, conforme esperado, são mais econômicas. Elas prometem médias de 8,3 km/l com etanol na cidade e 9,6 km/l na estrada. Com gasolina os números sobem para 12 km/l na cidade e 13,6 km/ nas rodovias.
Interior e acabamento da Montana
A Montana 2023 vem de série com seis airbags, sensor crepuscular, protetor de caçamba, sistema OnStar de conectividade, central multimídia MyLink de 8 polegadas integrada com o painel de instrumentos dando uma pegada até mais exclusiva em relação ao Chevrolet Onix e Tracker, modelos que compartilham a mesma plataforma GEM da picape.
Até por ser um projeto mais novo, a picape tem um acabamento mais caprichado na cabine, como podemos ver nas costuras do painel da versão Premier e também no apoio de braço das portas dianteiras.
Nova integrante do segmento de picapes médio-compactas, a Montana chega com um pacote de equipamentos e tecnologia para brigar com a Fiat Toro, mesmo sendo um pouco menor em comprimento na comparação com a sua rival.
É uma ótima opção para quem busca uma picape entre a faixa de preço da Strada topo de linha e a Toro de entrada. É exatamente por esse espaço que o modelo Chevrolet vai lutar para se estabelecer.
A pré-venda da Montana com as primeiras 2.000 unidades teve versões LTZ sendo oferecidas a partir de R$ 134.490, enquanto a Premier foi comercializada por R$ 140.490. A Chevrolet confirmou que mais de 10 mil unidades já foram reservadas e a picape chegará nas concessionárias ainda neste mês de fevereiro.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro