25/11/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
Após testarmos dezenas de automóveis neste ano, chegou a vez de realizarmos uma avaliação completamente diferente das demais: guiamos o novo Mercedes Sprinter 314 Street, “caminhão” que pode ser dirigido até por quem é habilitado na categoria B, ou seja, a que permite o uso de veículos de quatro rodas que não exceda 3.500 kg.
Esse “mini caminhão” possui um visual bastante atrativo, com nova grade frontal, além de cabine espaçosa e carroceria produzida com alumínio.
Em uma pausa para as fotos dentro de um estacionamento fui abordado por duas pessoas interessadas no modelo: “está vendendo, quanto custa?”, foram as perguntas que ouvi. Logo percebi que existe bastante público para o segmento de caminhões urbanos.
E aqui estão as respostas para as perguntas: esta versão Sprinter Truck 314 Chassi Street está disponível a partir de R$ 224.748 nas concessionárias da Mercedes-Benz. A linha tem outras variantes, como a 416 e a 516, que pesam 4,1 toneladas e 5 toneladas, mas para poder conduzi-las é necessário ter habilitação C na CNH.
+ Caminhão vazio precisa parar em posto fiscal?
Equipado com motor OM 651 CDI de 143 cv de potência e 33,7 kgfm de torque, o Sprint Truck possui transmissão manual de seis marchas. O veículo mede 3,66 metros de entre-eixos, 5,88m de comprimento, 2,34m de largura e 2,21m de altura, o que pode dificultar na hora de colocá-lo em locais com teto fechado.
Em nosso roteiro, utilizando a Rodovia Anchieta e trechos da Zona Sul de São Paulo, o Sprinter se comportou bem nas retomadas mesmo com a carga de uma tonelada de areia que foi colocada na caçamba para o teste. O consumo médio de 9,6 km variando trechos urbanos e de estrada.
Para quem está muito acostumado a dirigir automóveis e pega o Sprinter Truck para uma primeira experiência, rapidamente você vai notar que seus olhares estarão muito mais nos retrovisores laterais do que acontece nos carros.
Em contrapartida, o visual frontal do motorista é bem amplo e a posição de dirigir é bem confortável e a experiência prazerosa, muito graças a direção elétrica que facilita na hora de efetuar manobras.
+ Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?
Como estou habituado com veículos manuais de cinco marchas, confesso que nem senti muita necessidade de colocar a sexta ao acelerar na estrada, visto que ele entrega uma boa velocidade mesmo com rotações abaixo de 2.000 rpm. Mantive o limite próximo dos 90 km/h na maioria dos trechos.
O Sprinter Truck vem de série com ESP para garantir mais estabilidade, principalmente nas curvas, auxílio em rampa e o assistente ativo de frenagem (ABA), que emite alertas quando obstáculos à frente são avistados. Caso seja necessário, o ABA ainda ajudará na frenagem autônoma de emergência.
Com relação ao acabamento e itens da cabine, vale lembrar que essa é uma versão básica (Confort) e que oferece os itens necessários ao motorista para uma viagem rápida pela cidade ou em trechos curtos de estrada.
Não sei se é porque eu testei o Mercedes GLC 300 Coupé recentemente, mas senti falta da central multimídia e do volante funcional, que são itens opcionais no Sprinter Truck. Para um dia de testes, o radinho deu conta do recado.
+ Sofisticação e design: destaques do Mercedes GLC 300 Coupé
Alguns outros equipamentos são bem interessantes para o segmento e são de série no Sprinter Truck: ar-condicionado digital, chave presencial e piloto automático.
Mas e os 1.000 kg de saco de areia? Bem, eu não tive a curiosidade e força para tirá-los da carroceria, mas na condução realmente não senti que estava levando tudo isso de carga para lá e para cá.
A condução foi estável, a troca de marchas é relativamente suave para um veículo deste porte e, caso eu tivesse alguma obra, mudança ou uma grande entrega para fazer, certamente iria atrás de um Sprinter Truck para me ajudar.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro