11/03/2022 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Luxo, conforto, tecnologia e segurança. Será que é possível reunir todos estes atributos em um único sedan? Foi com esta pergunta em mente que passamos alguns dias avaliando o novo Mercedes-Benz Classe E 300 Exclusive.
E a resposta parece já vir no primeiro contato. O requinte chama atenção de cara pelo visual elegante de todo conjunto, dando aquela cara de “carro do presidente” - mas sem necessariamente parecer um design conservador, pelo contrário.
E logo na dianteira um detalhe interessante é a estrela da Mercedes Benz em sua posição clássica, em relevo acima do capô.
+ Pulse: será que a FIAT emplaca mais um líder do mercado?
Como a maioria dos modelos maiores, como SUV, ostentam a estrela apenas na grade frontal, este pequeno diferencial acaba chamando atenção não só pelo visual clássico, mas também por trazer o status “Mercedes Benz” de forma bem elegante.
O Classe E300 Exclusive mede 4,93m de comprimento, 2,06m de largura, 1,46m de altura e 2,93m de entre-eixos, que resultam em um sedan de ótimo espaço interno para os passageiros e motorista.
A grade frontal também é nova, com destaque para as lâminas cromadas. Outra novidade na frente são os faróis, compostos por impressionantes 84 LEDs, proporcionando um grande alcance e que é um diferencial e tanto para quem usa bastante o carro à noite.
Bom desempenho com 258 cavalos de potência
Além de elegância, o E300 entrega bom desempenho com seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas variável. São 258 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque.
Já o câmbio é automático com 9 marchas, com trocas muito boas e suaves, quase imperceptíveis para o motorista. Com este conjunto, ele garante boas respostas na cidade e na estrada. Ele faz de 0 a 100 km/h em 6.4 segundos.
+ Compass x Taos: briga de médios (e de méritos)
Há um seletor de modos de condução (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), mas é claro que, se você quer mais desempenho em um Mercedes-Benz, talvez seja o caso de procurar algum modelo da linha AMG. Em todo caso, o E300 Exclusive consegue trazer sim aquela sensação de resposta rápida para quem pisa no acelerador.
Mas o grande diferencial não é a esportividade, e sim o conforto a bordo. O carro é muito suave, mesmo nas difíceis condições de asfalto no Brasil, com um ajuste de suspensão que deixa a tocada bem confortável para o motorista.
Porta-malas: acima da concorrência
Os números de consumo do E300 são dentro do esperado para um sedan deste porte e com esta potência: 7.9 km/l na cidade e 11.1 km/l na estrada (sempre a gasolina), sendo que o tanque tem bom autonomia (são 66 litros de capacidade).
Mas diferencial mesmo do Mercedes-Benz E300 Exclusive está no porta-malas. São 540 litros de capacidade, com espaço de sobra para bagagens. E com um curioso detalhe: como a Mercedes opta pelos pneus run flat, sobra até espaço na parte debaixo, onde você inclusive encontra uma pequena caixa montável para você separar algum item.
+ Renault Kwid: vale a pena ter o 0 km mais barato do Brasil?
Um mimo e tanto para um carro que traz tanto requinte e luxo. O porta-malas também tem outro item prático com o porta-sacolas, para que elas não fiquem soltas atrás ou correndo risco de derrubar algo. O bagageiro é um dos grandes diferenciais do carro, sendo maior que o do Audi A6, Volvo S90 T8 e do BMW Série 5M Sport, seus concorrentes diretos.
Tecnologia de ponta no auxílio ao motorista
Conforto e segurança também foram bastante levados em conta nos equipamentos de assistência ao motorista, como sistema autônomo de estacionamento, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos e sensor de tráfego cruzado.
Os sistemas são bem precisos e dá para sentir até mesmo a sensação de um carro “semi-autônomo”, mas lembre-se bem do “semi”, porque se você tirar a mão do volante o carro pode inclusive frear, por acreditar que algo se passou com o motorista.
Para aqueles que não gostam de muita “intrusão” no seu estilo de guiar (sobretudo nas grandes cidades, em que são constantes a proximidade com outros carros e motos), é muito fácil customizar o grau de alerta ou mesmo desligar os sistemas que podem ser mais bruscos, como o de frenagem automática de emergência.
+ Avaliação VW Taos: dimensões maiores e muita tecnologia
Luxo e preço
Por dentro da cabine do E300 Exclusive, vemos toda a preocupação da Mercedes Benz em trazer luxo e requinte nos mínimos detalhes. Todos os passageiros podem ajustar seu banco com uma infinidade de acertos de posição. O espaço na traseira é bem confortável, mesmo com um túnel central um pouco elevado.
O acabamento também é um grande diferencial do carro, que é muito procurado por quem busca exclusividade em cada detalhe, com toque suave em absolutamente todo ponto que você encontra no veículo.
A central multimídia é praticamente unida com o painel de instrumentos, sendo que ambas possuem 12,3 polegadas. Com elas você controla toda tecnologia a bordo no sistema MBUX, que tem as funções multimídia, comandos por voz e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android.
- Quer comprar um carro? Confira as ofertas!
Um ponto a melhorar no carro é que esta conectividade precisa ser feita por cabo – e também não há carregador de celular por indução, o que, convenhamos, é algo que talvez o consumidor espere neste nível de investimento – o preço é de R$ 561.900.
Será que nesta faixa de preço ele consegue fazer frente para rivais que tem um custo menor, como Audi A6 e BMW Série 5? Difícil responder, mas que o E300 Exclusive reúne luxo, conforto, tecnologia e segurança, isso é tão garantido quanto o requinte e charme daquela reluzente estrela da Mercedes-Benz brilhando em seu capô.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro