entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercedes-Benz CLA 250: testamos o carro mais barato da marca

Disponível a partir de R$ 329.990, CLA 250 é o sedã esportivo de entrada da Mercedes no Brasil

17/12/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Ter a chance de guiar diversos veículos da Mercedes-Benz vai te deixando cada vez mais exigente com o tempo, mesmo que nenhum dos modelos de fato permaneça por mais de uma semana na minha garagem. Nos últimos dois anos pude dirigir o GLB AMG, GLC, C300 AMG Line, E300 Exclusive, GLE, CLA 45, além dos elétricos EQC e o mais caro de todos esses, o EQS de R$ 1,3 milhão. Provavelmente ainda estou esquecendo de algum. 

Curiosamente, desta vez tive a oportunidade de guiar o veículo mais barato da linha 2022 e mesmo assim a experiência de direção é bem prazerosa. Estou falando do Mercedes-Benz CLA 250, disponível a partir de R$ 329.990 e que compete diretamente com Audi A4, A5, BMW Série 3 e até internamente com o Classe C. 

O CLA 250 é impulsionado pelo motor quatro cilindros 2.0 litros turbo com injeção direta. São 224 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, com transmissão automatizada (DCT) de dupla embreagem com 7 marchas. Sua aceleração de 0-100 km/h leva apenas 6,3 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.  

A condução oferece uma pegada esportiva interessante. O CLA 250 tem tração dianteira, sendo possível ter o carro na mão mesmo em curvas mais fechadas com a suspensão traseira independente. A esportividade é o ponto forte desse sedã premium, ainda que ele não tenha toda a tecnologia dos carros mais caros da fabricante alemã.  

O modelo dispõe dos modos de condução Eco, Comfort, Individual e Sport, contando a favor do CLA 250 o seu peso “leve” de 1.490 kg, além da visível boa condição aerodinâmica de um sedã esportivo. 

O câmbio fica onde tradicionalmente é o lugar do seletor que aciona o limpador de para-brisa. É uma prática comum nos veículos da Mercedes, mas quem nunca andou nos modelos da marca leva uns dias para se acostumar. 

Mesmo com um ronco mais tímido em relação a outros Mercedes, até pelo bom isolamento acústico do seu interior, o CLA 250 não passa despercebido nas ruas, muito graças ao seu visual atraente. 

Com o capô bem alongado e grade imponente, o sedã compacto premium vem de série com faróis full-LED, rodas diamantadas de 18 polegadas, lanternas em LED e a curiosa câmera de ré que, ao ser engatada, sai de dentro do símbolo da Mercedes na traseira, lembrando até um artifício dos carros de James Bond.  

O charme na lateral pode ser visto nos vidros das portas, que tem um visual “solto”, como é um comum em modelos conversíveis, trazendo mais esportividade. 

A abertura do porta-malas de 460 litros também pode ser feita justamente ao pressionar o símbolo da marca alemã na tampa. As demais medidas do CLA 250 são: 4,69m de comprimento, 1,44m de altura, 1,83m de largura e 2,73m de entre-eixos. O tanque de combustível tem capacidade para 43 litros, além de ter um reserva para 5 litros extras. 

Interior do CLA 250 

A cabine do CLA exibe um painel com vários detalhes soft touch no acabamento. O cluster digital de 10,25 polegadas e a central multimídia de 10 polegadas fazem parte do sistema MBUX da Mercedes e trazem diversas informações sobre o funcionamento do carro. 

A parte esquerda do volante é usada para mexer mais nas configurações do quadro de instrumentos, computador de bordo e assistências, enquanto o lado direto do volante é utilizado para alterar funções na multimídia, como volume e luzes ambientes.  

A cabine ainda recebe teto solar e o touch pad, que fica no console, pode ser usado para ajustes na multimídia, mas com um sistema bem sensível. 

Nível das assistências  

Entre as assistências disponíveis, o CLA 250 recebe alerta de mudança de faixa (sem correção no volante), limitador de velocidade, controle de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico e tem sistema de frenagem de emergência.  

O modelo não tem controle de cruzeiro adaptativo, mas o que mais senti falta foi o ajuste da posição do cinto de segurança na lateral e o ajuste de profundidade do volante, sendo possível mudar apenas sua altura.  

Outro item mais “raiz” é o ajuste do banco do motorista, que na maioria dos modelos da linha atual da marca fica posicionado na porta e tem sistema elétrico. Dessa vez é na lateral do banco e o mesmo precisa ser ajustado manualmente. 

O sistema de refrigeração é um dos grandes pontos positivos da cabine sendo bem potente e abrangente graças as cinco saídas de ar na dianteira.  

O CLA 250 ainda recebe chave presencial (sem abertura do veículo por proximidade), partida por botão, sensor crepuscular, ar-condicionado dual zone e três entradas USB-C, sendo uma no console, uma dentro do porta-objetos central e outra voltada para os bancos traseiros. 

Falando em assentos traseiros, quem for atrás tem luzes na parte superior à disposição e porta-objetos. O espaço no banco traseiro é razoável para quem tem uma altura considerável (tenho 1,87m) e o mais aconselhável é levar somente duas pessoas nos assentos traseiros em viagens longas viagens, já que o túnel central é bem elevado reduzindo o espaço para as pernas de quem vai no meio. Se o passageiro do meio for criança ou a viagem for curta não haverá problemas.  

Por mais que seja o modelo mais barato da linha atual, o CLA 250 não escapou dos recentes aumentos. Em 2019, quando o novo coupé chegou ao Brasil, ele era oferecido a partir de R$ 219.900, ou seja, em pouco mais de três anos teve acréscimo de R$ 110 mil no preço do sedã esportivo. Ainda assim, para quem busca uma experiência prazerosa de guiar um Mercedes-Benz, é super indicado. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.