Até um tempo atrás, se você quisesse um sedã com motor V6, teria de desembolsar mais que R$ 100 mil. Naquela época, comparamos o Honda Accord
com o rival Toyota Camry, que juntos de Chevrolet Omega, Chrysler 300C e Volkswagen Passat reinavam no segmento. Mas o cenário mudou desde a
chegada do Ford Fusion V6 por R$ 99.900.
O Ford mostra suas armas que começam pelo já citado preço. Além disso, oferece tração integral, que garante maior estabilidade e passa até com mais facilidade por poças d’água, fator necessário nesta época do ano. O motor do Fusion tem 3,0 litros 24V e rende 243 cv de potência a 6.550 rpm e torque máximo de 30,8 kgfm a 4.300 giros
O Honda Accord, que custa R$ 144.500, responde com um motor mais potente, um bloco de 3,5 litros 24V gerando 278 cv a 6.200 rpm e torque máximo de 34 kgfm a 5.000 rpm. Este propulsor, inclusive, conta com um sistema de cilindros de funcionamento variável. Conforme a exigência do acelerador, ele pode trabalhar com três, quatro ou todos os seis. O resultado está no consumo, com média de 9,5 km/l em nossa avaliação, em circuito misto. O Fusion marcou 7,8 km/l. Além da ausência desta tecnologia, a tração integral aumenta a resistência e, por consequência, o apetite por gasolina.
Na transmissão, a Ford optou por equipar uma caixa de seis marchas com trocas sequenciais, enquanto a Honda adotou uma de cinco velocidades, mas sem as mudanças manuais. Os dois carros contam com controle de tração e estabilidade.
Equipamentos são equivalentes, mas o Fusion é mais divertidoSe na parte mecânica a diferença de preço parece compensar a favor do Accord, no restante os dois se equivalem, a começar pela lista de itens de série. Os dois sedãs já vêm com ar-condicionado digital de duas zonas, direção com assistência elétrica no Fusion e hidráulica no Accord, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem, seis air bags e rodas de 17 polegadas. O Fusion ainda traz computador de bordo e sensor de estacionamento, itens que faltam no Honda. Ao contrário, o sedã japonês vem com teto solar de série, opcional que custa R$ 4.000 na compra do mexicano da Ford.