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Jetta 2008 ganha 20 cavalos a mais de potência

Importado do México, modelo tem câmbio Tiptronic de seis marchas e preço sugerido de R$ 86,3 mil

17/12/2007 - Ricardo Panessa / Fonte: iCarros

Ele é imponente, porém discreto. Tem desempenho vigoroso, mas o visual é de um sedan bem comportado. O conforto interno induz à condução tranqüila, mas a disponibilidade de câmbio automático Tiptronic de seis velocidades incita dirigir esportivamente. Trata-se do VW Jetta 2.5 2008, que acaba de chegar às concessionárias da marca com motor 20 cavalos mais potente do que a versão anterior. Ele é importado do México e já está disponível no Brasil por R$ 86.260,00. Consagrado no segmento dos sedans médios de luxo pela excelente performance, alta tecnologia e requintado acabamento, o Jetta já vendeu cerca de 6.000 unidades desde seu lançamento no Brasil em julho de 2006. Discrição é um dos seus principais apelos, mas a versão 2008 chega ainda mais potente, com moderno motor de 5 cilindros, 2,5 litros, agora com 170 cv. Os 20 cavalos a mais foram obtidos graças a otimização do coletor de admissão, que gerou também uma reprogramação da ECU (central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor). Agradabilíssimo de conduzir, o Jetta encanta também pela harmonia do design interno e externo, e ao conforto de rodagem. Com a avançada transmissão automática Tiptronic de seis marchas, única na categoria, o Jetta pode ser conduzido plácida e silenciosamente, ou de maneira mais esportiva utilizando o câmbio no modo manual. Somando essas qualidades ao conjunto de equipamentos e acessórios que oferece, o Jetta é um carro completo. De série, o modelo é equipado com computador de bordo, piloto automático, volante de direção multifuncional, retrovisores externos elétricos, CD Player com MP3, dez alto-falantes e ar-condicionado eletrônico de duas zonas. O pacote de equipamentos de segurança também é completo, com airbags frontais e laterais, além do tipo cortina, que compõem um total de seis bolsas infláveis que abrem-se em impactos laterais preenchendo toda a região dos vidros laterais dianteiros e traseiros. O sistema de freios conta com ABS (sistema anti-bloqueio das rodas) e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), com discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras. O interior conta ainda com cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Os encostos dianteiros apresentam um sistema que, em caso de acidente, movimenta-os para a frente, reduzindo o efeito “chicote” no pescoço. A assistência eletrônica também é feita por meio do ASR (controle eletrônico de tração), que evita o destracionamento das rodas dianteiras. O Jetta vem equipado de série com um sistema de segurança único em sua categoria, o ESP (programa eletrônico de estabilidade), que corrige e evita que as rodas patinem ou eventualmente derrapem por excesso de velocidade ou piso escorregadio. Quase completo, o Jetta só disponibiliza como itens opcionais o teto solar, faróis bi-xenon e lavador dos faróis, revestimento interno em couro e aquecimento, cortina de proteção solar traseira, assistente de estacionamento e rodas de liga-leve 17”. Potente e silencioso O motor do Jetta, de 2.480 cm3, oferece a maior cilindrada entre seus concorrentes. É montado transversalmente, tem cinco cilindros, vinte válvulas e duplo comando no cabeçote com sistema de fluxo cruzado (admissão de um lado e escape do outro). São essas características que proporcionam os 170 cavalos de potência (a 5.000 rpm) e 240 Nm de torque (a 4.250 rpm) e permitem ao Jetta acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir velocidade máxima de 205 km/h. Com elevada tecnologia, o motor possui um cérebro eletrônico, coordenado pelo CAN (Control Area Network), que controla eletronicamente o torque e o consumo de combustível, recebendo dados tanto da ECU (central eletrônica que gerencia o funcionamento do motor) quanto da TCU (central eletrônica da transmissão). O motorista sempre terá à disposição uma “receita” ideal calculada pelo motor para obter o maior rendimento e o menor consumo e emissão de poluentes. O sistema de gerenciamento é ordenado inicialmente pela carga de aceleração imposta pelo motorista ao pedal do acelerador. Como a ECU e a TCU ficam solidariamente conectadas através do CAN e trocam informações a todo momento, o resultado é a garantia de um rodar suave e econômico para quem acelera pouco, mas também de respostas agressivas e imediatas quando se pretende dirigir com esportividade.
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