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Jeep Renegade Custom Diesel: robustez e benefícios | Teste

O carro movido a diesel mais barato do Brasil aposta no custo-benefício para conquistar

07/08/2018 - João Brigato / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

O Jeep Renegade já está no Brasil há um certo tempo e se tornou uma figura carimbada nas ruas, especialmente por suas versões flex. Porém, diferentemente de outros SUVs compactos, o pequeno Jeep tem como opção motorização diesel. Antes de seu lançamento em 2014, essa alternativa era restrita a picapes e SUVs grandes. Agora, prestes a ser reestilizado, o Renegade aposta na nova versão Custom Diesel com uma opção focada no custo-benefício, já que no mercado de 0km diesel, não há ninguém que custe menos que os R$ 108.990 cobrados pela Jeep.

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Sem enrolação

Apesar de ser a versão de entrada do Renegade, o Custom Diesel é equipado com tudo que você realmente precisa: ar-condicionado, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas, piloto automático e comandos de som no volante. O freio de estacionamento é eletrônico e há também seletor de tração por botão.

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Só que, por custar mais de R$ 100 mil, seria de se esperar ao menos sensor de ré, algo que essa versão não tem. Além disso, o sistema de som é um rádio bastante simples - o mesmo usado no Fiat Uno. A qualidade do som está longe de ser elogiada, apesar da operação simples. Por sorte, central multimidia é um opcional na versão por R$ 3.400. 

Por conta do motor diesel, o Renegade Custom custa praticamente o mesmo da verão Limited Flex, que é substancialmente mais completa e está no topo da gama de versoes do Jeep. Nesse momento fica evidente que falta um certo refinamento em um carro de R$ 108.990, já que os bancos são de tecido e o volante tem a mesma textura de um Argo 1.0, mesmo que, em ambos os casos, as peças sejam de boa qualidade.

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Por falar em qualidade, é em acabamento que o Renegade sempre se destacou e não é diferente na versao Custom Diesel: boa parte do painel é macio ao toque e as peças são bem encaixadas. A ergonomia é boa com comandos sempre à mão e os bancos possuem espuma de densidade macia com bom apoio da lombar, fazendo com que não seja cansativo levar o pequeno Jeep a longas distâncias. Na versão avaliada, faltava certo refinamento no acionamento de alguns botões e hastes de comando, algo visto nos Renegade mais caros e que denuncia a alma mais barata do Custom.

O Renegade de sempre 

Tal qual nas outras versões, o Renegade tem como ponto negativo o espaço interno. Os passageiros traseiros não tem tanta área para as pernas como visto em outros modelos da categoria como Honda HR-V e Nissan Kicks. O porta-malas é pequeno, sendo um dos menores da categoria com 273 litros.

Prestes a ser reestilizado, o Renegade mantém o visual chamativo que o consagrou. A carroceria quadrada inspirada no Wrangler o coloca como um ponto fora da curva dos SUVs compactos. Enquanto seus rivais parecem mais hatches robustos e apelam para a esportividade no visual, o Renegade deixa claro sua alma de SUV. Um dos pontos mais interessantes são os easter eggs espalhados pela carroceria, que são pequenas imagens que fazem referência ao passado da marca ou a algum ícone. 

Use sem dó

Dirigir o Renegade Diesel é uma experiência diferente do SUV compacto flex qu você está acostumado. O motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque entrega força bruta logo nas primeiras rotação. Isso não significa, porém, que o Renegade Diesel vá ganhar uma corrida contra um Golf GTI ou fazer você colar no banco ao acelerar. A entrega de força tem a ver com a capacidade de vencer obstáculos e carregar peso sem que o motor pareça perder fôlego.

Veja ficha técnica do Renegade

Associado a esse propulsor, está a transmissão automática de nove marchas produzida pela ZF. As trocas de marcha não são totalmente suaves, sendo perceptíveis ao jogar levemente o motorista para a frente após segurar a rotação do motor por um certo tempo. As reduções também não são tão suaves quanto esperado. Apesar disso, por conta da grande quantidade de marchas, o Renegade tem disposição e fôlego em diversas situações e mantém a rotação baixa para maior conforto acústico e de vibração.

Outra questão de conforto está ligada diretamente ao conjunto de suspensão do Renegade. Ele é macio na estrada e nas ruas, mas ao mesmo tempo entrega robustez para vencer irregularidades tranquilamente. Passar em buracos ou lombadas em uma velocidade um pouco mais rápida? Moleza para ele. Apesar do acerto voltado para conforto, ele é estavel nas curvas e não balança como outros modelos altos. É um dos melhores acertos dos SUVs compactos.

Para quem é o Renegade Custom Diesel?

Aliando robustez e um bom custo-benefício, o Jeep Renegade Custom Diesel entrega o estritamente necessário para um SUV compacto em questão de equipamentos. A inegável capacidade off-road e a qualidade de acabamento são seus diferenciais em uma categoria em que ele é o único a oferecer motor diesel. Quem busca um SUV pequeno e precisa da força e robustez dos grandes, encontra no Renegade Custom Diesel uma boa e rara opção.

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