25/09/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Volkswagen apresentou o novo Polo 2023, concorrente direto do Hyundai HB20 que testamos recentemente na versão topo de linha Platinum Plus.
Se para o modelo da fabricante sul-coreana não houve alterações na motorização, apenas visuais e na cabine, para o Polo houve uma alteração estratégica da VW, diminuindo a potência do carro e conseguindo baixar os preços das versões para adaptá-lo ao novo cenário do mercado.
Desta forma, a VW deixará o seu hatch compacto de entrada mais distante dos seus SUVs compactos, o VW T-Cross e VW Nivus, que seguem com bons números de vendas.
O novo Polo 2023 passa a ser oferecido a partir de R$ 82.990, com a versão 1.0 MPI aspirada de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. As outras três versões, TSI, Comfortline e Highline utilizam o 170 TSI, recalibrado para 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Nestas versões a transmissão é automática de seis velocidades.
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São 12 cv e 3,6 kgfm a menos em relação ao modelo anterior, que tinha motor 200TSI. Essa motorização ficará restrita para T-Cross e Nivus.
Menos potente, só que mais econômico
O novo Polo 2023 turbinado tem médias que o colocam entre os carros a combustão mais econômicos do País. Ele percorre 16,5 km/l com gasolina na estrada e 13,8 km/l com o mesmo combustível na cidade. Os números com etanol são de 11,6 km/l na estrada e 9,6 km/l em ambientes urbanos.
No caso do HB20, o consumo do carro quando abastecido com etanol é de 8,2 km/l na cidade, e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, a economia é um pouco maior, com 11,8 km/l em trechos urbanos, e 14,2 em rodovias (1.0. turbo automático).
No caso da opção Highline, que concorre diretamente com a Platinum Plus do HB20, ela é oferecida a partir de R$ 109.990 e vem com a cabine bem completa.
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Entre os itens são destaques o carregador de celular por indução, duas entradas USB-C, inclusive para o banco traseiro, enquanto o volante passa a ser o mesmo do VW Nivus com multifunções. O painel digital é de 10,3 polegadas, enquanto a central multimídia VW Play recebe novos aplicativos, o ar-condicionado é digital e os bancos foram redesenhados.
A parte de segurança inclui controle eletrônico de estabilidade, distribuidor eletrônico de frenagem, controle de tração, sistema de frenagem automática pós-colisão. O Polo vem de série com quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais.
Por dentro do novo HB20
A Hyundai oferece sete versões para o HB20, as mais em conta com motor 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque, a intermediária com 1.0 turbo manual, ambas com cinco marchas, enquanto as mais caras oferecem o 1.0 turbo automático de seis marchas com 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque. Desta forma, o torque do HB20 passa a ter mais 0,7 kgfm a mais que o rival Polo.
Em compensação, no comparativo das versões, a Platinum Plus é R$ 4.300 mais cara que a Highline do Polo. A cabine do HB20 vem com painel de instrumentos digital, central multimídia de 8 polegadas, carregador de celular por indução, três entradas USB e sistema Bluelink com três anos de gratuidade.
O pacote de segurança ADAS do HB20 é mais recheado, incluindo assistente de centralização e permanência em faixa, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente de ponto cego e alerta de saída de segura.
Alguns destes itens acima podem ser desativados na central multimídia ou painel, sendo que desta forma o número de bipes (alertas) será bem menor na sua condução. Vai de acordo com o gosto do motorista.
Também fazem parte do kit de segurança: seis airbags (dois a mais que o Polo), alerta de presença nos bancos traseiros, detector de fadiga, farol alto adaptativo, monitoramento de pressão dos pneus, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
O visual do HB20 está mais bonito e convidativo nesta reestilização, com vincos no capô, nova grade dianteira, nova linha óptica com luzes DRL de série e lanternas interligadas na traseira.
O modelo também ganhou novos para-choques, enquanto as rodas foram redesenhadas e são de 16 polegadas nas versões mais completas. O veículo ainda ganhou 7,5 cm a mais de comprimento em relação ao modelo anterior.
A versão Platinum Plus 1.0 TGDI AT que conduzimos durante alguns dias responde bem na aceleração, mostrou boa estabilidade em curvas e é um carro bem interessante para o dia a dia ou mesmo para viagens no final de semana.
Vamos aguardar as primeiras unidades do Polo 2023 estarem disponíveis para uma avaliação decisiva de melhor custo-benefício.
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