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Hyundai Creta x VW T-Cross: qual você teria na sua garagem?

Comparativo entre dois dos SUVs mais vendidos mostra os principais atributos de cada um

30/07/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O concorrido mercado de SUVs segue cada vez mais em alta no Brasil e dois entre os mais vendidos são Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta. Ambos são oferecidos com duas diferentes motorizações e acabam abrangendo uma grande fatia do mercado brasileiro justamente pelo bom custo-benefício das versões de entrada, além melhores atributos e exclusividade nas configurações topo de linha.

Pontos positivos do T-Cross 

Modelo bastante versátil, o T-Cross de entrada é oferecido com motor 1.0 turbo 200 TSI de 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Essa motorização está disponível nas versões Sense, 200 TSI e Comfortline, enquanto a Highline utiliza o propulsor 1.4 turbo 250TSI de 150 cv de 25,5 kgfm.  A transmissão é automática de seis marchas.  

Lançado em 2019 no Brasil, o T-Cross é um modelo que rapidamente se adaptou ao mercado nacional e encontrou um bom espaço entre o “irmão” menor Nivus e o “maior” Taos. O modelo mede 4,20m de comprimento, 1,76m de largura e 1,60m de altura e 2,65m de entre-eixos. O porta-malas do T-Cross abriga até 373 litros e o tanque de combustível pode ser abastecido com 52 litros de etanol ou gasolina.  

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O T-Cross 2022 vem de série com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB) e carregador de celular por indução. As configurações mais caras possuem painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios, itens que pesam a favor do modelo da VW na parte de entretenimento e tecnologia embarcada. 

Pontos positivos do Creta 

A recente linha atualizada 2023 do Creta vem com teto solar panorâmico com abertura via comando de voz nas versões Platinum, Ultimate e na N Line. A versão mais barata com este acessório é encontrada por R$ 152.090, enquanto que a única configuração com teto solar do T-Cross é a Highline, sendo este item um opcional R$ 6.700, além dos R$ 159.930 já cobrados por essa configuração.

O Creta é um modelo que prioriza mais o acabamento e o conforto dos ocupantes. Ele oferece rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas a partir da versão Limited 1.0 turbo, que também vem com volante em couro com costuras em preto, com ajustes de altura e profundidade.

A linha óptica dispõe de luzes DRL, faróis de neblina, ar-condicionado automático digital e carregador de celular por indução, além de retrovisores com rebatimento elétrico e partida por botão.  

O Creta mede 4,30m de comprimento, tem 1,79m de largura, 1,62m de altura e 2,61m de entre-eixos. O porta-malas vem com 422 litros e visualmente também abriga mais espaço em relação ao rival da VW.  

Em relação ao motor, o 1.0 turbo de 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque equipa as versões mais baratas, enquanto a mais cara utiliza, a Ultimate, utiliza o 2.0 aspirado de 167 cv e 20,6 kgfm. A transmissão é sempre automática de seis marchas.  

Consumo 

Para ser um comparativo justo, vamos duelar apenas as configurações 1.0 turbo dois modelos. O Creta 1.0 faz em média 8,7 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina em trechos rodoviários. Os números na cidade são: 8,3 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina.  

O T-Cross 1.0 consome 7,8 km/l com etanol na cidade e 11,5 km/l com o mesmo combustível na estrada. Os números com gasolina são de 11 km/l na cidade 13 km/l na estrada.  

O que podem melhorar? 

É difícil melhorar duas receitas que estão dando muito certo no mercado brasileiro, mas sempre há um espaço para sugestões. 

O Creta é um modelo que nos últimos tem um visual bastante polêmico, sendo que recentemente a Hyundai apresentou a versão N Line, com equipamentos que dão um toque mais esportivo ao veículo.

Talvez alguns desse itens, como os novos para-choques e entradas de ar maiores fossem interessantes para toda a linha. A central multimídia de 8 polegadas com conexão Android Auto e o painel digital de 3,5 polegadas das versões intermediárias podem crescer e vir com atualizações. 

O T-Cross somente deve ganhar uma reestilização a partir da linha 2024, mas o acabamento é algo que mesmo as configurações mais caras podem ser aprimoradas para o futuro, principalmente nos detalhes internos das portas traseiras. Uma lista de equipamentos mais farta para as versões mais em conta também poderia ser uma boa opção para o futuro. 

Preços: 

T-Cross Sense 1.0 TSI AT - R$ 110.690            

T-Cross 1.0 TSI AT R$ 132.970    

T-Cross Comfortline 1.0 TSI AT R$ 149.670    

T-Cross Highline 1.4 TSI AT       R$ 159.930    

 

Creta Comfort  1.0 TGI R$120.190   

Creta Limited R$132.290     

Creta Platinum (s/ teto) R$143.890                 

Creta Platinum (c/teto) R$152.090     

Creta N-Line R$159.490     

Creta Utimate 2.0 R$165.290     

Qual é o SUV mais emplacado do Brasil? 

No primeiro semestre foram registradas 32.712 unidades do T-Cross, o SUV mais vendido do período, enquanto que o Creta ficou na terceira colocação entre os SUVs, com 29.166 exemplares registrados. A segunda posição foi do Jeep Compass com 30.926 emplacamentos.  

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