15/12/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Luiz Felipe Chaguri e Divulgação / Fonte: iCarros
O novo Honda New City 2022 foi recém-lançado pela fabricante japonesa e nós tivemos a oportunidade de realizar um teste de longa quilometragem com o sedã. A experiência foi positiva com o novo motor 1.5l DI DOHC I-VTEC de duplo comando de válvulas.
O novo propulsor foi responsável por trazer 10 cv a mais em relação ao City anterior, chegando aos 126 cv de potência, tanto se for abastecido com etanol ou gasolina. O torque máximo é de 15,5 kgfm.
Para esse avanço, a Honda trocou o bloco, cabeçote e cárter. A atualização foi bem perceptível nas respostas do carro, principalmente nas boas retomadas do carro. O câmbio é automático CVT de sete velocidades e as marchas podem ser trocadas manualmente pelas borboletas atrás do volante.
A nossa avaliação também focou bastante nos benefícios do sistema Honda Sensing, ainda mais porque o City é o primeiro modelo nacional a contar com esse pacote de segurança aos ocupantes do veículo.
Para a nossa surpresa, sentimos que ele funcionou tão bem quanto e até melhor do que já havíamos testado no Honda Accord Hybrid 2022, modelo importado que dirigimos há pouco mais de três meses.
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O sistema de permanência em faixa é um dos itens mais interessante, já que ele não apenas te ajuda a fazer as curvas mesmo com as mãos suavemente fora do volante como também centraliza o carro na faixa.Caso o condutor fique alguns segundos sem tocar no volante, um símbolo laranja aparece no painel e um som de alerta é emitido.
Esse sistema é mais indicado para ser utilizado em estradas de rodagem em que as faixas são plenamente visíveis. O Honda Sensing também conta com controle de cruzeiro adaptativo, ajuste automático de farol alto e baixo e sistema de frenagem para mitigação de colisão.
Esse pacote de segurança está incluído somente na versão Touring, a topo de linha, que é oferecida a partir de R$ 123.100.
Se pensarmos em todos os itens de segurança e tecnologia que o New City oferece aos ocupantes, esse valor é bem competitivo com outros modelos do segmento. Outro item interessante para o dia a dia está na câmera posicionada logo abaixo do retrovisor direito.
Assim que o motorista aciona a seta para este lado, a imagem da câmera é repassada para a central multimídia, dando uma ampla visão para o motorista efetuar a manobra.
Ainda com relação aos retrovisores, tanto o esquerdo como o direito, eles foram alocados na porta do carro e não ficam mais presos na coluna A do veículo. Isso foi pensado para diminuir qualquer possibilidade de ponto-cego e fica perceptível dentro do carro de como você tem uma visão mais ampla do trânsito ao seu entorno.
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Com relação ao consumo, nosso percurso foi de aproximadamente 280 km, com bem mais trechos de estrada do que na cidade e a média da viagem com gasolina foi de 14,4 km/litro, dentro do previsto pela Honda. A expectativa é de que o sedã faça 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada.
Desing do New City 2022
A parte frontal do New City chega com uma linha óptica bem interessante, com DLR em LED sendo integrado na nova grade frontal cromada, produzindo uma iluminação de vanguarda e assinatura marcante.
A versão Touring, que avaliamos, tem faróis full-LED, enquanto as demais variantes também utilizam DLR em LED, mas os faróis são halógenos.
A traseira é onde estarão as maiores mudanças entre as carrocerias sedan e hatch, lembrando que esta última estreia em 2022. O formato das lanternas é diferente, assim como deve ser o formato do porta-malas.
A variante sedan possui 519 litros de capacidade, bom número para o segmento. Os dados da versão hatch ainda serão esmiuçados posteriormente.
Com 4,54 metros de comprimento, o New City sedan ganhou mais 9,4 cm na comparação com a geração passada. O espaço entre-eixos é de 2,60m, enquanto a altura é de 1,47m. Ela foi diminuída em 8,8 mm, mas nada que prejudique o conforto dos ocupantes. A largura do carro é de 1,74m.
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O City 2022 vem de série com central multimídia de 8 polegadas com conexão Android Auto e AppleCarPlay sem fios, rodas de liga leve 16 polegadas, câmera de ré, monitoramento de pneus, partida por botão, seis airbags e faróis de neblina.
O novo painel digital TFT de 7 polegadas equipa as versões EXL e Touring e o mesmo vale para os bancos em couro, podendo váriar em tom claro ou escuro.
O New City 2022 inicia a quinta geração do modelo, lançado ao mundo pela primeira vez em 1996 e que chegou ao Brasil somente em 2009 com a terceira geração. O novo modelo já está à venda nas concessionárias da Honda.
Confira as versões e preços do New City sedã:
Honda City Sedã EX: R$ 108.300
Honda City Sedã EXL: R$ 114.700
Honda City Sedã Touring: R$ 123.100
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