30/07/2018 - João Brigato / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Os SUVs estão na moda e estão afetando todas as outras categorias ao seu redor, especialmente hatches médios, peruas e minivans. Para tanto, modelos como Citroën C3 Aircross e Mitsubishi Eclipse se renderam a moda e se transformaram em SUVs. E aí chegamos ao BMW X2: a marca diz que é um SAV (Veículo Esportivo de Atividade, em tradução literal), o nome e o mercado o encaram como um SUV, mas se você olhar bem ele e sentar atrás do volante vai pensar se tratar de um hatch médio. Afinal, por R$ 256.950, o que é o BMW X2 M Sport 20i sDrive que avaliamos?
Leia mais:
Jaguar pode ter SUV compacto com porte de Jeep Renegade
BMW oferece Série 3 e X1 com até R$ 20 mil de desconto
Será possível ir de SP ao RJ de carro sem gastar combustível
Lado SUV
Tal qual o BMW X1 de segunda geração, o X2 é baseado na plataforma UKL de tração dianteira desenvolvida pela Mini para os novos Cooper, Countryman e Clubman. O visual agressivo deixa clara a proposta esportiva do X2: ele é mais largo e baixo que o X1, tem teto com pouca altura e grade frontal generosamente maior que outros BMW. Na versão avaliada com pacote M Sport, o SUV compacto ainda ganha para choques esportivos e toda porção inferior da carroceria pintada em cinza.
A cabine é elegante e esportiva, com matérias de boa qualidade. Há couro e costuras em todos os cantos e os poucos plásticos usados são de qualidade. Nessa versão, o X2 recebe volante esportivo com um leve toque acolchoado. Os comando estão sempre a mão e a ergonomia é exemplar. O painel de instrumentos é parcialmente digital e configurável em algumas áreas: tem fácil leitura e os ponteiros mudam de cor de acordo com a iluminação no ambiente.
Os bancos são bem confortáveis e possuem bom apoio lateral, honrando a alma esportiva do SUV. O problema está na traseira: ele é apertado e sobra pouco espaço para passageiros mais altos. Mesmo com teto solar, a altura para a cabeça é razoável. O porta-malas com abertura elétrica carrega 370 litros, uma boa capacidade para a categoria, apesar da tampa um tanto quanto alta.
Lado hatch
A posição de dirigir baixa é só uma das características que fazem do X2 um SUV com alma de hatch. Debaixo do capô reside um motor 2.0 quatro cilindros turbo de 192 cv e 28,5 kgfm de torque associado à transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas. O conjunto deixa o X2 rápido e arisco: basta um toque do acelerador para que ele ganhe velocidade rápido e faça uma ultrapassagem com facilidade.
Boa parte dessa vivacidade se deve ao trabalho suave e eficiente da transmissão. As marchas são trocadas de maneira imperceptível, mesmo em rotações mais altas. Nas retomadas, basta cutucar o acelerador para que rapidamente o X2 reduza até duas marchas para encher o motor.
Outro ponto que quase faz do X2 um hatch é sua suspensão: ela é firme a ponto de quase ser dura. Qualquer superfície no asfalto é diretamente transmitida para o volante e banco, deixando o motorista conectado com tudo que acontece a sua volta. Os pneus run-flat de medida 225/45 R19 ajudam também a manter a firmeza característica dos BMW esportivos. No Brasil, o X2 é oferecido somente com tração dianteira (sDrive), mas isso não significa que o SUV não se comporte bem nas curvas: é preciso velocidades bastante altas e uma curva bem fechada para que ele comece a desgarrar. Por conta da suspensão e carroceria baixa (como em um hatch), ele pouco inclina nas curvas.
Lado SAV
Segundo a BMW, seus SUVs são considerados SAV (Sport Activity Vehicle ou Veículo esportivo de atividade) ou SAC, no caso dos SUVs cupê. O X2 se encaixa em um meio termo entre eles, já que tem pegada mais esportiva que o X1 mas não tem o caimento de cupê como X4 e X6. Essa sigla rebuscada tem a ver com a quantidade de tecnologia embarcada no modelo. Um exemplo é sua central multimídia de 8,8 polegadas: além de controle por gestos, o X2 tem um pequeno rotor que permite desenhar uma letra para ser inserida no GPS.
Simule as parcelas do seu carro novo
Uma pena que a central multimídia não possua conexão Android Auto, apenas Apple CarPlay. Outro vacilo está no GPS de difícil operação e que, em nossos testes, considerava cada bairro da capital São Paulo como uma cidade diferente. Ao menos ele possui conexão com a internet para fazer busca por pontos de interesse pelo Google e um inteligente e rápido sistema de reconhecimento de voz.
Outro interessante sistema tecnológico do X2 é seu seletor de modo de condução. Diferentemente de muitos carros, os modos Sport, Comfort e Eco Pro realmente transformam a personalidade do SUV. Em Sport, as acelerações ficam mais rápidas e instantâneas, enquanto em Comfort o X2 fica mais neutro, mantendo 1.500 rotações a 100 km/h em sétima marcha. Com o objetivo de economizar combustível, o modo Eco Pro deixa o SUV mais amarrado, reduzindo marchas somente se muito necessário e sendo preciso mais força no acelerador para deslanchar.
Entre os mimos do BMW X2 M Sport, destaco o teto solar panorâmico, iluminação interna configurável, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com regulagem elétrica, chave presencial e faróis full-LED com acendimento automático.
Meio termo bem comprometido
O BMW X2 encontrou um meio termo interessante para aqueles que não são tão adeptos aos SUVs: não é tão alto e volumoso quanto o X1, além disso, tem mais espaço que um Série 1, mas mantém a pegada esportiva do hatch sem ser tão baixo. É um carro para quem procura a praticidade dos SUVs mas não quer abrir mão da experiência de dirigir de um hatch médio. Por R$ 256.950 está na média de outros concorrentes como Land Rover Evoque e Volvo XC40, mas só o X2 entrega junto tudo o que você espera de um SUV e também de um hatch.
Confira aqui a ficha técnica e equipamentos do BMW X2
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro