25/07/2018 - João Brigato / Fotos: João Brigato e Divulgação / Fonte: iCarros
Durante o lançamento da linha 2019 do Ford Ka, a montadora deixou claro que, atualmente, a maioria esmagadora do volume de vendas do seu compacto é da versão 1.0, tanto que foi justamente a que recebeu menos mudanças. Apostando no mesmo conjunto mecânico de antes e com redução nas versões, o Ka 2019 1.0 apenas teve sua receita boa aprimorada. Confira agora as primeiras impressões da versão SE Plus de R$ 48.490.
Leia mais:
Ford Ka e Ka Sedan 2019 têm novo motor e câmbio automático
Andamos no Ford Ka 1.5 automático | Primeiras impressões
Mesmo ameaçado pelo novo Ka 2019, New Fiesta segue em linha
Equipada com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, central multimídia SYNC3, sensor de ré, calotas de 15 polegadas do New Fiesta e retrovisores elétricos, essa é a versão que entrega o melhor custo-benefício entre as equipadas com o menor motor da linha. A variante de entrada S deve em equipamentos enquanto a SE tem uma diferença pequena para a SE Plus que é generosamente mais equipada.
Ao volante
Equipado com motor 1.0 três cilindros aspirado com 85 cv e 10,7 kgfm de torque, o Ka é o mais potente da categoria e isso se traduz na prática. O hatch é esperto nas saídas e tem bom arranque em situações urbanas. Na estrada falta força, como em todo 1.0 aspirado, sendo necessário um bom planejamento e reduções de marcha antes de fazer uma ultrapassagem.
Com o torque total chegando tarde, a 4.500 rpm, o Ka carece de um pouco de força na faixa dos 3 mil giros. Para compensar esse problema, a Ford o equipou com uma nova transmissão manual de cinco marchas com sincronização dupla nas três primeiras. Ela tem engates curtos e precisos, além de estar próxima da mão. A relação de marchas privilegia o uso urbano, por isso a rotação fica bastante alta na estrada: cerca de 3.300 rpm a 100 km/h.
O tratamento acústico pelo qual a versão 1.5 automática passou também foi aplicado no Ka 1.0: mesmo na estrada onde o barulho de vento fica mais evidente e a rotação do motor está alta, o Ford se mantém mais silencioso do que o esperado para um carro de sua categoria. O barulho do três cilindros só passa a invadir a cabine sem pedir licença com giros (bem) mais altos.
Procurando um Ka Sedan? Veja as ofertas aqui
O comportamento dinâmico do Ka é um de seus grandes trunfos. Ele é equilibrado e estável mesmo em curvas feitas em alta velocidade. Firme, ainda que não seja desconfortável, a suspensão mantém tudo em ordem sem deixar a carroceria rolar muito ou inclinar perigosamente. A ausência do controle de tração e estabilidade, antes disponível para o 1.0 apenas na versão SEL descontinuada, fez falta no Ka SE Plus, especialmente em situações emergenciais.
Aposta no custo-benefício
Levemente mais em conta que os rivais em configuração semelhante e recheado de equipamentos, o Ford Ka tem em sua melhor combinação a versão SE Plus para quem dispensa o câmbio automático e não quer passar dos R$ 50 mil. Ele vem com a tão desejada central multimídia e outros equipamentos que, hoje, são extremamente necessários em carros compactos.
Simule o valor das parcelas do seu carro novo
Apesar do porta-malas pequeno no hatch e do espaço nos bancos traseiros não ser dos maiores, o Ka tenta compensar suas falhas com uma condução mais esportiva do que se esperaria de um hatch de entrada com motor 1.0. Mais refinado que antes e com novas versões, agora o pequeno Ford tem mais potencial de incomodar o líder absoluto Chevrolet Onix.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro