entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Pulse x VW Nivus: qual o melhor entre eles?

Com motores semelhantes e design atraente, estes SUVs compactos têm diferenças que devem ser levadas em conta

13/08/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Dois dos principais modelos apresentados de 2020 para cá no mercado brasileiro, Fiat Pulse e Volkswagen Nivus protagonizam uma boa disputa na busca por um SUV compacto com visual invocado. São modelos que agradam visualmente, trazem boa sensação de direção e você não vai precisar desembolsar o preço que, de fato, um esportivo cobraria.

Vamos aos principais fatores que você deve levar em consideração na hora de escolher qual deles merece ir para a sua garagem.

Disputa de motores

O Pulse é conhecido por ter o motor 1.0 turbo três cilindros mais potente do Brasil com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associado ao câmbio automático CVT de sete marchas. O Nivus tem a mesma litragem, somente com 2 cv a menos, mas entrega o mesmo torque do rival com transmissão automática de seis velocidades. Vamos combinar então que essa disputa já começa mesmo em um empate técnico.

O que o Pulse leva vantagem é na opção de oferecer outras motorizações e acabamentos mais em conta. As versões Drive 1.3 manual e Drive 1.3 automática, ambas gerando 107 cv e 13,7 kgfm, são opções de entrada interessantes pelo custo-benefício, apesar de menos equipadas.

Há ainda três versões turbinadas: Drive Turbo, Audace e Impetus, sendo elas chegando de 0-100 km/h em 9,4 segundos, enquanto o Nivus alcança o mesmo arranque em 10 segundos.

Equipamentos de série

O Nivus oferece duas versões, Comfortline e Highline, sendo que a de entrada já dispõe de uma lista de equipamentos bem recheada. O modelo vem de série com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema start stop, seis airbags, painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia de 10,1 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O design do Nivus mostra que os alemães podem muito bem confiar nos brasileiros da VW, afinal, o projeto do Nivus desenvolvido por aqui foi tão elogiado que acabou atravessando o atlântico e foi parar na Europa com o nome de Taigo.

Somente com quatro airbags, dois a menos que o Nivus, o Pulse tem uma central multimídia de 8,4 ou de 10,1 polegadas, dependendo da versão. Ambas são bem intuitivas e de fácil configuração, contando com conexão 4G e compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema Fiat Connect///Me possibilita o acesso para diversos serviços da fabricante. O painel de instrumentos digital é de sete polegadas para todas as versões.

Com relação aos itens de segurança, o Pulse vem de série com ar-condicionado automático, controle de tração e estabilidade, faróis e lanternas em LED e direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. O modelo 2023 perdeu as rodas de liga leve de série de 16 polegadas. Agora elas passam a vir a partir da versão intermediária Drive Turbo.

Medidas

O espaço interno é sempre algo polêmico para um SUV compacto. É normal olharmos de fora e acharmos os carros deste segmento mais espaçosos do que eles realmente são. Isso vale principalmente para o Pulse, que tem 4,09m de comprimento, 1,77m de largura, 1,59m de altura e 2,53m de espaço entre-eixos.

O Nivus é um pouco maior, com 4,26m de comprimento, 1,75m de largura, 1,49m de altura e 2,56m de entre-eixos. O espaço para os assentos traseiros agradece esses 3 cm extras no entre-eixos em relação ao Pulse.

Guiando Nivus e Pulse

Derivado do VW Polo, o Nivus apresenta uma boa dirigibilidade, o ronco do motor turbo soa na medida ideal para quem gosta daquela primeira acelerada quando abre o sinal verde no trânsito e pode ser considerado uma boa opção para quem busca um SUV para o dia a dia.

Irmão mais encorpado do Argo, o Pulse também é um carro bem tranquilo para ser guiado, esperto na versão turbo que testamos com boas repostas, principalmente ao acionar o botão Sport (vermelho).

Por ser menor que o Nivus, o Pulse acaba até casando melhor para o uso em grandes cidades. O contraponto é que dependendo do seu tamanho, talvez a posição para as pernas não seja tão ergonômica porque os bancos são ligeiramente curtos.

Disputa de Consumo – Pulse mais econômico

De acordo com os números oficiais de etiquetagem, o Nivus percorre 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/h na estrada com gasolina, enquanto que com o etanol os números são de 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada.

O Pulse 1.0 possui médias de 12 km/l com gasolina na cidade e 14,6 km/l com o mesmo combustível na estrada. Os números com etanol são de 8,5 km/l em ambiente urbano e 10,2 km/l em trechos rodoviários.

Espaço e Porta-malas – Nivus leva a melhor

Oficialmente a Fiat divulga que o Pulse apresenta 370 litros de espaço no porta-malas. Visualmente parece menor e existe uma explicação para isso. A fabricante calcula essa litragem usando líquidos e não blocos, como a maioria das aferições feitas em outros carros.

O Nivus tem um porta-malas maior em relação ao Pulse. São 415 litros de capacidade, uma medida boa para a proposta de um crossover cupê.

O que podem melhorar?

Apesar do 1.0 turbo responder bem, a VW poderia aproveitar o motor 1.4 turbo usado para o Polo GTS e T-Cross Highline para acrescentar uma versão mais potente de 150 cv ao Nivus. O Taigo europeu, inclusive, tem opção de motor 1.5 com essa cavalaria por lá e acrescenta um item importante que poderia vir pelo menos no Nivus Highline: o teto solar. Quem sabe no Nivus 2023 ele chega.

O Pulse tem um design bem atraente em seu exterior, mas o acabamento interno é algo que pode ser aprimorado para os próximos modelos, como o alinhamento do porta-luvas. O ajuste de altura no volante vem em todas versões, mas o acerto da profundidade foi colocado somente na versão topo de linha Impetus. É algo que poderia ser de série.

Versões do Fiat Pulse 2023:

Pulse Drive 1.3 manual R$ 96.290

Pulse Drive 1.3 CVT     R$ 103.290

Pulse Drive Turbo 200 CVT     R$ 111.290

Pulse Audace Turbo 200 CVT    R$ 116.290

Pulse Impetus Turbo 200 CVT   R$ 127.990

Versões do VW Nivus 2022:

VW Nivus Comfortline - R$119.550
VW Nivus Highline R$ 136.270

Gostou do nosso comparativo? Confira mais sobre o Pulse e o Nivus nos anúncios do iCarros.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.