12/12/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A moda de SUVs compactos e SUVs cupês tomou completamente o mercado automotivo brasileiro em 2022 e dois modelos recém-lançados que deram muito o que falar foram Fiat Fastback e Fiat Pulse.
Mas se você é daqueles que está pensando mais em custo-benefício do que qualquer outra coisa, nós vamos mostrar porque mesmo esses dois modelos sendo tão diferentes em formato de carroceria eles acabam tendo preços bem parecidos.
Antes de mais nada, para esse comparativo ser justo, vamos analisar somente as versões 1.0 turboflex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, motor que equipa a maioria das versões do Pulse e também do Fastback. Neste caso, o câmbio automático CVT que simula sete marchas também é o mesmo para os dois modelos.
Preços de versões próximas:
Fiat Fastback Audace : R$ 131.490
Fiat Pulse Impetus: 127.390
O Pulse tem uma proposta de ser um modelo versátil, sendo econômico tanto na estrada quanto na cidade. Ele aparenta ter uma arrancada um pouco mais veloz por ser menor e mais leve (1.140 kg x 1.252 kg), mas nos dados oficiais ambos percorrem de 0-100km/h em 9,4 segundos. Até os números de consumo são praticamente os mesmos, muito pelo Fastback levar vantagem na questão aerodinâmica.
Consumo:
Fastback
cidade: 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina
estrada: 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina
Pulse
cidade: 8,5 km/l com etanol e 12 km/l com gasolina
estrada: 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina
O Fastback tem um visual imponente que passa a impressão ao consumidor de que ele é até mais caro do que realmente é, com o caimento do teto na coluna C e visual robusto da traseira. Essa foi a sacada da Fiat ao trazer esse modelo ao Brasil, enquanto a maioria dos SUV cupês estavam voltados para segmentos mais premium. Antes de 2022, somente o Volkswagen Nivus era encontrado abaixo dos R$ 150 mil nesse formato de carroceria e então Fiat decidiu trazer um forte concorrente para ele.
O interior do Fastback tem um pouco mais de espaço em relação ao Pulse, mas isso está destacado mesmo no porta-malas mais volumoso do SUV cupê. São 600 litros de capacidade, enquanto o Pulse comporta somente 370 litros. Em relação à posição de dirigir achei a do Fastback mais confortável. Em contraponto, o Pulse tem a vantagem de ser mais compacto para efetuar manobras, trocar de faixa e convive melhor nos engarrafamentos de São Paulo.
O que também conta a favor do Fastback são leves detalhes de tecnologia mais bem acabados, até por ser um projeto mais novo, como o carregador de celular por indução que recebe uma saída de ar para não deixar seu smartphone fervendo enquanto ele está carregando. Esse é um problema de vários carros, independente do segmento.
A parte de pacote de segurança, como airbags e outros recursos é praticamente igual entre os "primos" da Fiat. O Fastback tem ar-condicionado digital mais na horizontal e o console central dele é mais elevado em relação ao do Pulse. As rodas do Pulse são aro 16 polegadas de série, enquanto o Fastback recebe as rodas aro 17 de entrada.
Por fim, vamos ao comparativo de medidas:
Fastback - 4,43m de comprimento, 1,54m de altura, 2,53m de entre-eixos e 1,78m de largura.
Pulse - 4,09m de comprimento, 1,58m de altura, 2,53m de entre-eixos e 1,78m de largura.
Por preços semelhantes e na mesma motorização, eu iria de Fastback nesse comparativo. E você? Deixe seu comentário nas redes sociais do iCarros.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro