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Effa quer conquistar os órfãos da Towner

Empresa uruguaia traz ao Brasil linha chinesa de utilitários com opção de picape, furgão e van para sete passageiros

09/07/2008 - Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Uma picape que leva 750 quilos por R$ 19.980. Um furgão com a mesma capacidade por R$ 25.980. Uma van para sete passageiros por R$ 27.980. Esses preços tentadores são a arma da uruguaia Effa para emplacar a linha de utilitários importados da China no mercado nacional. Eles são fabricados pela Hafei Motor e têm motor de 970 cm³ (menos que um 1.0) de 47 cv de potência. Andamos na van de sete lugares e ao entrar na cabine, a qualidade do acabamento impressiona de forma negativa. Os plásticos são pobres e mal encaixados. O volante fica na horizontal, com o lado direito mais baixo que o esquerdo. A barra de direção está entre as pernas do motorista. Do lado direito, há uma chapa de metal descoberta, que serve de acelerador. Do outro lado, estão os pedais de freio e embreagem. A alavanca do câmbio fica a mão e tem engates duros e imprecisos. Para soltar o freio de mão é preciso se abaixar para alcançar a alavanca. A posição de dirigir é incômoda, mas o pior é acelerar. Para testar o motor 0.9, colocamos a capacidade máxima, sete pessoas, apesar do protesto das três que foram apertadas no último assento. A van é lenta e instável. A velocidade máxima divulgada pela importadora é de 100 km/h, mas não foi possível alcançar a marca. Não se pode esperar o desempenho de um hatch pequeno, mas a inclinação da Effa ULC Van pode ser perigosa. Ao encontrar uma ladeira em terceira marcha, o motor pediu redução para segunda e, posteriormente, para primeira. Para parar, é bom antecipar a pisada no pedal alguns metros antes. O motor da linha ULC vem abaixo do banco do motorista. O acesso é complicado e exige a remoção do assento. O propulsor fica na posição longitudinal e a tração é traseira. O tanque de combustível é pequeno: 36 litros em qualquer tipo de carroceria. De acordo com o importador, o consumo na cidade é de 20 km/l. Como o uso do modelo será essencialmente profissional, o baixo custo vale pelo que oferece. Ela já vem de série com ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina dianteiros e traseiros e toca-fitas. Manaus - A Effa também importa o carro mais barato do Brasil, o compacto M100 – do fabricante Changhe -, mas começará a montar o M100 no Uruguai até o final deste ano. No segundo semestre de 2009, a empresa vai inaugurar uma fábrica em Manaus para a montagem da linha ULC, sempre com peças chinesas. Teste drive feito a convite da Effa Motors
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