Tudo é selecionado eletronicamente pelo MMI (Multi Media Interface), sistema composto por um botão na parte de baixo do console, o qual controla o ar-condicionado e as luzes internas, apresentado em uma tela de sete polegadas, a mesma que traz as imagens da câmera traseira. Na condução off road, há ainda dois modos adicionais: o Q7 pode ficar 25 mm ou 60 mm mais alto que o normal. Se o motorista optar pelo modo conforto, mal vai sentir quando o carro passar por obstáculos, sejam eles buracos ou pedras maiores.
As grandes rodas de 19 polegadas têm papel importante na estabilidade do utilitário esportivo. E, para dar mais segurança aos passageiros e mais controle ao condutor, a direção Servotronic fica mais leve nas manobras e se torna mais rígida quando o veículo está em velocidades mais altas.
Vamos ao que interessa, ao coração do Q7
O modelo com motor 3.6 V6 veio complementar a linha do Q7 no País, que já contava com a versão com bloco 4.2 V8. O menorzinho da família gera nada menos que 283 cv de potência a 6.200 giros e 36,75 kgfm de torque em uma faixa compreendida entre 2.500 e 5.000 rotações. É com uma mínima pressão no acelerador que o V6 começa a esbravejar. Nessa hora, é fácil ganhar passagem em meio ao congestionamento.
Obviamente, controlar o bloco com as trocas manuais por meio de borboletas atrás do volante é muito mais emocionante que deixar no modo drive. São seis velocidades. Só não se esqueça de desligar o aviso sonoro de velocidade; ir da imobilidade aos 100 km/h leva somente 8,5 segundos.
A tração quattro trabalha integral, com distribuição de força na proporção 40:60 (frente/traseira), e automaticamente. Em qualquer situação de pouca aderência, o sistema entra em ação para enviar mais força onde seja mais necessário. O Q7 conta com controle eletrônico de estabilidade, auxiliado pelos freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
Para quem achou pouco, há ainda uma lista de opcionais para complementar o veículo: assistente se mudança de faixa (emite uma luz embaixo do retrovisor quando o carro passa para a esquerda ou direita), farol com luz adaptável que acompanha os movimentos da direção, teto solar elétrico, piloto automático com controle de distância, pacote externo S-Line, mesas atrás dos bancos e bancos dianteiros esportivos com aquecimento, além de sistema de som Bose.