22/08/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A nova geração do Honda HR-V foi lançada e nós tivemos a chance de andar no SUV que foi totalmente reestilizado e agora abrange um maior espaço de mercado.
Oferecido a partir de R$ 142.500 na versão EX aspirada, ele pretende concorrer tanto com versões topo de linha dos SUVs compactos, como VW T-Cross Highline, quanto com modelos um pouco maiores, já que as versões turbinadas do HR-V têm preços semelhantes com o VW Taos, por exemplo, que é um SUV médio.
Se a estratégia da Honda dará certo só o tempo dirá, mas uma coisa é certa, o novo design do HR-V ficou bem bonito, principal com as lanternas traseiras interligadas na traseira e coluna C no formato coupé, com um visual que faz jus ao sucesso que a geração passada alcançou no Brasil.
Em nosso teste percorremos 182 km entre São Paulo e Itatiba com a versão EXL, a segunda entre as quatro oferecidas na linha, disponível por R$ 149.900. O desempenho do motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque foi satisfatório.
O câmbio CVT simula sete marchas e esse é o mesmo propulsor usado no Honda City sedan e no hatch, pensado para maior economia de combustível.
Falando em consumo, nossa média ao final da experiência foi de 14,5 km/l, número positivo para um SUV abastecido com gasolina. De acordo com os dados INMETRO, o consumo do HR-V aspirado é de 13,9 km/l na estrada com gasolina e 12,7 km//l com esse mesmo combustível na cidade. Se estiver com etanol no tanque, os números são de 9,8 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade.
Como é de se esperar em um Honda, a condução foi bem tranquila nas ruas e estradas. O modelo tem uma suspensão bem acertada, apesar do seu porte vai bem nas curvas e o espaço interno oferece conforto, qualidade e sofisticação na versão EXL.
A cabine do HR-V 2023 vem de série com o pacote Honda Sensing, focado em trazer maior segurança ao motorista e passageiros. São seis airbags e ele vem também com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, sistema de frenagem de emergência, assistente de tração e estabilidade, lanewatch, ajuste automático de farol, sistema de frenagem para mitigação de colisão, câmera de ré e assistente de controle de descida. As rodas de liga leve são aro 17 polegadas para todas as versões.
Pudemos testar ainda controle de cruzeiro adaptativo na estrada, assim como o sistema de permanência e centralização do veículo em faixa e a precisão destes itens é realmente um diferencial do pacote Sensing.
O HR-V ainda dispõe de uma central multimídia de 8 polegadas com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, partida por botão, faróis full-LED, entradas USB na parte dianteira e traseira, ar-condicionado com saída para os bancos traseiros e o sistema Magic Seat, que amplia o espaço traseiro do porta-malas com o rebatimento dos bancos. Esse item, que era clássico no Honda Fit, ajuda a ampliar o espaço de 354 litros do bagageiro do HR-V 2023, lembrando que o modelo passado comportava 437 litros.
A versão EXL que testamos ainda inclui apoio para os braços no banco traseiro, bancos de couro, faróis de neblina, retrovisor eletrocrômico, chave presencial, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido em couro com paddle shifts e acabamento em cinza nas rodas.
As medidas do HR-V 2023 são: 4,33m de comprimento, 1,79m de largura, 1,59m de altura, e 2,61m de distância entre-eixos. O espaço para as pernas nos bancos traseiros está 3,5cm maior nesta geração e o ângulo do encosto ganhou mais dois graus. A altura do carro diminuiu 2 cm, mas auxilia na melhor aerodinâmica, enquanto que o ponto de visão para o motorista está 1 cm mais alto para facilitar a condução.
Se você preferir esperar para investir nas versões 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm, que só chegam de outubro deste ano, saiba que a Advance inclui o sistema My Honda Connect, em que é possível acionar algumas funções do veículo mesmo fora dele pelo próprio aplicativo no seu smartphone.
As variantes turbo ainda recebem grade e para-choques diferenciados, além de ponteira dupla de escape para trazer mais esportividade. A cabine ganha o modo Sport de condução, além de carregador de celular por indução.
Por fim, a versão topo de linha Touring vem com ajustes elétricos para o banco do motorista, molduras externas pintadas em preto, partida remota do motor, abertura automática do porta-malas, novo desenho para as rodas e tweeters traseiros.
A linha 2023 do HR-V oferece oito cores diferentes: Branco Tafetá, Prata Platinum, Cinza Basalto, Azul Cósmico, Branco Topázio, Preto Cristal, Vermelho Mercúrio, e Cinza Grafeno.
Confira os preços do Honda HR-V 2023:
HR-V EX 2023 — R$ 142.500
HR-V EXL 2023 — R$ 149.900
HR-V Advance 2023 — R$ 176.800
HR-V Touring 2023 — R$ 184.500
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro