17/08/2009 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Thiago Moreno e Guilherme Silva / Fonte: iCarros
Pequeno e ligeiro: esse é o comportamento do Celta assim que se gira a chave. Com engrenagens curtas nas três primeiras marchas, com potência e torque surgindo quase no limite de rotações (6.500 giros), o giro sobe rápido e, na menor pestanejada, o carro já passou dos 4.000 rpm. O Celta é frenético, está sempre acelerando e pedindo marcha. No final do dia, o braço direito está cansado de tantas trocas de velocidade e o esquerdo pelo volante, um pouco inclinado à esquerda.
O Celta instiga a uma condução mais esportiva, mas entrega uma velocidade compatível como qualquer outro carro 1.0. O conjunto de freios e de suspensão destoa dessa ‘esportividade’. Para parar, o carro exige mais do curso do pedal e o sistema demora um pouco para entrar em ação. A suspensão é voltada para o conforto e o modelo oscila bastante em curvas, além de mergulhar excessivamente nas frenagens mais bruscas.
Palio – Apesar do modelo da Fiat sofrer com o excesso de plásticos na cabine, assim como o Celta, ele oferece ao menos o acabamento dos painéis das portas em tecido. Tiras de pano não lhe convencem? Basta encostar o braço na porta do Palio e na do Celta para notar a diferença. O banco é maior e mais confortável e o espaço interno aparenta ser mais amplo que o rival da Chevrolet. Se o Celta era uma camisa justa, o Palio está mais para aquela sua velha, larga e folgada camiseta na qual você se sente melhor.
Para o modelo da Fiat, nada de engrenagens curtas ou motor quase no limite das rotações. Com o torque e a potência surgindo mais cedo, não se sente a necessidade de acelerar mais, pois o carro não exige tal comportamento. Com isso, são menos trocas de marchas contabilizadas no final do dia; o braço direito agradece.
No trânsito o Palio não mostra a agilidade do Celta, o que não é um ponto negativo, mas o Fiat exigirá mais espaço e tempo para fazer ultrapassagens. Conforme os giros sobem, o ronco do motor fica mais alto e encorpado e o carro, mais ‘esperto’, mas não tanto como o Celta. Numa arrancada, o modelo da Chevrolet pula na frente, mas quem estiver no Fiat não dará bola pra isso, pois estará curtindo o passeio a bordo do Palio. A suspensão do hatch da Fiat também é voltada para o conforto e cumpre bem esse papel. O carro também é mais firme nas curvas e frenagens.
Veredicto de Thiago Moreno – Se você é uma pessoa que só pensa em números, não fique nem com o Celta nem com o Palio. Compre um Fiat Mille Economy, que é mais barato (R$ 22.180) e mais econômico que ambos. Se você gosta de agilidade no trânsito o Celta é a melhor opção. Porém, se você não tem paciência para andar como numa corrida todo dia, o Palio é mais confortável e tão prazeroso ao volante como o Chevrolet, mas de uma forma diferente. No fim do dia, o Palio não vai te deixar em casa mais cedo, mas agrada e recompensa com a condução calma.
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