entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Avaliamos o Strada 2021: é um mini Toro?

Versão Volcano 1.3, picape da Fiat, mostra visual inovador com economia de combustível, seja na cidade ou na estrada

17/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A pergunta que não quer calar sobre o Strada 2021 é se realmente o novo modelo da Fiat pode ser considerado um “mini Toro” – a picape de porte médio da mesma montadora. Para tirar essa dúvida, nada melhor do que fazer uma avaliação do modelo Volcano 1.3, que é o topo de linha e chegou ao mercado por R$ 79.990.  

Leia mais:
+ Fiat Strada estreia com preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990
+ Como funciona o sistema E-Locker da Fiat Strada 2021?
+ Oito vezes que a Fiat Strada foi a primeira em seu segmento

Antes de analisar a real capacidade do modelo, assim que batemos o olho no Strada, uma certeza nós já temos: esqueça aquela cara de picape do final dos anos 1990/ início de 2000. O modelo anterior do Strada versão cabine dupla era para no máximo quatro ocupantes e a nova comporta até cinco pessoas.

A plataforma atual de cabine dupla compacta com quatro portas faz com que seja até difícil de estabelecer um concorrente muito próximo. A porta traseira abre em um ângulo de até 80º para facilitar a entrada de quem estará no banco de trás.

Mas não se engane pensando que o espaço traseiro é tão farto quanto o do Toro. Se você tiver mais de 1,75m, provavelmente ficará com o joelho pegando no banco dianteiro.

Mas isso é um problema crônico das picapes cabine dupla compactas. Dificilmente haverá uma com grande conforto no banco traseiro.

Para uma viagem curta, não há problemas, mas longos trechos podem ser mais desgastantes para o quinto passageiro. Vale lembrar, no entanto, que o apoio de cabeça e o cinto de segurança agora chega para os três ocupantes.

Visual e desempenho do Strada 2021

A versão Volcano chega com uma traseira realmente parecida com a do Toro, com a caçamba em uma boa elevação. Mas a parte dianteira é bem mais semelhante a do Mobi e do Argo, por conta das grades frontais e farol Full Led.

A ideia da Fiat é que o Strada seja uma picape de lazer, ou seja, a maioria dos proprietários provavelmente não a usará para trabalho, mas sim para levar uma bicicleta ao parque ou outros objetos de diversão para o final de semana em família.

Mesmo com um desempenho mais modesto do motor em relação ao modelo anterior (o 1.8 E.torQ de 132 cv e 18,9 kgfm), a versão 2021 compensa pela economia de combustível. E isso pudemos perceber utilizando o motor 1.3 FireFly tanto na cidade quanto na estrada.

Ele apresenta 109 cv e 13,7 kgfm de torque com etanol e 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina. Todas as versões do carro chegam com controle de estabilidade e de tração.  

O modelo concilia uma boa oferta de torque com baixa rotação e, ao mesmo tempo, tem um dos motores mais econômicos do mercado nessa categoria. Além disso, o carro é mais leve que o anterior.

A versão atual faz uma média de 12,1 km/l com gasolina na cidade e 13,3 km/l na estrada. Com etanol os números são: 8,4 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Mas nós chegamos até números maiores nos testes, fazendo até 15 km/l na rodovia.  

Falando em estrada, um ruído um pouco mais alto foi perceptível acima dos 115 km/h por conta das 4.000 rpm com quatro passageiros e um peso médio na caçamba.

Ou seja, a quinta marcha do carro ficou “um pouco curta”, mas isso é algo normal para manter a alta velocidade, principalmente nas picapes mais em conta e sem o câmbio automático. Na cidade, mesmo com o carro bem carregado, nós não percebemos ruídos.

A tampa da caçamba da nova Strada está mais leve para reduzir o esforço na hora de colocar objetos na traseira. Com uma mão só é possível abrir e fechar o compartimento.

A capacidade de carga da cabine dupla é de 650 kg, incluindo também o peso interno (pessoas e outros itens). Já a cabine simples consegue aguentar até 800 kg.  

Mas, afinal, dá para cravar que o Strada é um mini Toro? A gente avalia que sim, com algumas ressalvas, já que o salto do Strada top de linha para a versão de entrada do Toro é de R$ 20 mil para a versão Endurance MT.

Para muita gente, o Strada vai cumprir bem o papel – e ainda vai sobrar um bom dinheiro para usar como quiser – uma bike ou uma moto para levar na caçamba, por exemplo? 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.