23/08/2021 - Rodrigo França/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Quando nós, jornalistas, avaliamos carros buscando passar algumas impressões para você, leitor, um comparativo imediato acaba sendo na hora de estacionar o carro na garagem da nossa casa.
Sim, a gente só fica com o carro alguns dias, mas tentamos usar ao máximo no dia-a-dia justamente para passar a você o relato mais fiel do uso diário.
E com o novo Volkswagen Taos Highline 2022, a primeira impressão foi as dimensões. Fabricado na Argentina, este é um SUV médio, que completa a família de SUV Volkswagen com Nivus, T-Cross e Tiguan.
O design chama a atenção logo de cara – ele tem dimensões um pouco maiores que seus concorrentes diretos, como o Jeep Compass, mas não são apenas os centímetros extras que passam esta impressão.
Talvez até por ser um lançamento e ainda não ser tão comum vê-lo nas ruas, o carro faz ser notado, com dimensões proporcionais e a linha de cintura elevada, que dá essa impressão mais imponente – de carro mais forte, mesmo.
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A dianteira também é um destaque – embora, claro, estamos falando aqui de um elemento subjetivo. Os faróis full-LED, com o moderno sistema IQ.
Light, formam o DRL (Daytime Running Light), que são filetes em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o novo logo da Volkswagen.
Esta, por sinal, é a nova identidade visual da marca em todo o mundo, revelada inicialmente nos carros elétricos ID. na Europa.
Quem gosta de SUV curte o carro com este visual encorpado, e o capô vincado e bem horizontal ajudam nisso.
Além disso, a frente é bem vertical e o para-choque conta com acabamento em preto brilhante (fazendo uma espécie de "X"), que dá aquela cara ao carro de “encarar qualquer desafio” - embora, claro, a pegada dele seja mesmo para quem quer uso urbano ou estradas.
Para completar, as rodas de liga leve de 18 polegadas fecham o visual externo com boa harmonia.
Espaço de sobra dentro do carro e no porta-malas
Na traseira, o nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas. E é dentro dele que temos mais um destaque, com capacidade para 498 litros, um dos maiores da categoria.
Dois detalhes chamam a atenção: um suporte nas laterais para carregar sacolas (o que é bem prático para não deixar itens soltos) e o acesso do porta-malas pelo banco traseira.
É um item muito prático – quem viaja com família sabe que muitas vezes você só lembra de pegar alguma coisa que estava lá no porta-malas e, com isso, não precisa parar o carro para fazer este acesso.
Os bancos também podem ser rebatidos e aumentam a capacidade de carga – até para uma prancha de surf, se você estiver empolgado com as últimas conquistas do Brasil nas Olimpíadas.
Por conta do maior tamanho (4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura), o ótimo espaço interno é outro grande diferencial.
Os passageiros atrás viajam com muito conforto – com exceção do passageiro do meio, mas nada que impeça uma viagem com cinco pessoas.
Tecnologia de ponta e segurança
Ao dirigir o novo Taos, o que chama a atenção é a quantidade de tecnologia presente no SUV em relação a itens de segurança na condução.
Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (do inglês Autonomous Emergency Brake). Ela é excelente para a função de detecção de pedestres e funciona para velocidades de até 65 km/h.
Por meio de radares frontais, o sistema identifica risco de atropelamento e dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão (para velocidade de até 50 km/h).
Outro recurso digno de carros autônomos (mas lembre-se, o motorista ainda é o responsável pela segurança do carro) é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go que faz o carro parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare.
Ou seja, é útil não apenas na estrada, mas também serve para o anda-e-para dos grandes centros urbanos.
Também estão presentes no quesito tecnologia frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial).
Conjunto eficiente e boas retomadas
O Taos chega equipado com o já bem conhecido motor 250 TSI Total Flex. Com quatro cilindros, ele entrega 150 cavalos de potência e torque de 25,5 kgfm – e isso fica evidente nas boas retomadas que ele mostrou em nosso período de avaliação, tanto na cidade quanto na estrada.
A aceleração de 0 a 100 km/h é de 9,3 segundos, bom número para um SUV, e velocidade máxima é de 194 km/h.
Como falamos anteriormente, ele tem aparência robusta por fora, mas seu peso é de 1.420 quilos, o que faz uma relação peso-potência bem interessante para este segmento.
Esta boa performance também é possível graças ao bom desempenho da transmissão automática de seis marchas com engates rápidos – e para quem gosta de mais esportividade, também é possíbvel usar os shift paddles atrás do volante.
São quatro perfis de condução: Eco, Normal, Sport e Individual.
Conforto na cidade e estrada
O Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Isso pode ser traduzido em boa dirigibilidade, com setup específico para rodar nas ruas e estradas brasileiras.
O acabamento interno também é um ponto de destaque do Taos. Ainda que em alguns pontos poderiam ser melhorado, o interior é repleto de material de “toque suave” e couro revestindo portas e painel frontal.
O motorista fica numa espécie de “ilha digital”, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela gigante de 10,1 polegadas, de altíssima definição.
Outro detalhe interessante é o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna.
São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos. Pelo menos uma vez testando as cores a diversão é garantida...
Ótima visibilidade a noite
E por falar em luzes, durante a avaliação, estava voltando de uma reportagem no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, para São Paulo.
Já era de noite e deu para sentir bem a boa visibilidade garantida pelos faróis com IQ.Light. Ele traz o sistema de luz frontal adaptativa, conhecida pela sigla AFS (Adaptive Front-lighting System), se adaptando a cidade ou na estrada.
Acima de 110 km/h, por exemplo, o facho se adapta automaticamente para proporcionar uma visibilidade mais distante do veículo, permitindo que o motorista veja o que está acontecendo mais adiante e se antecipe a qualquer situação inesperada. A viagem passa a ser bem mais tranquila.
Acessórios
Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.
Porém, a lista de acessórios disponíveis para você complementar o uso do carro é enorme: são mais de 100 disponíveis de acordo com a montadora, como suporte para bike, para acampamento, baú de teto, itens para transporte de animais de estimação, módulo de TV (que permite assistir aos canais abertos direto na tela multimídia)…
De fato, o novo Volkswagen Taos Highline 2022 veio com força para entrar nesta briga de um segmento cada vez mais concorrido: o dos SUV médio. Se cairá no gosto do público brasileiro, ainda é cedo para dizer.
A versão que avaliamos tem preço de R$ 181.790 – e é talvez justamente no comparativo de preços que esta briga pode ser ainda mais acirrada e, quem sabe, com mais concorrência, o brasileiro consiga ter opções cada vez melhores no custo-benefício de um SUV zero quilômetro.
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