Apresentado no Salão de Frankfurt, no ano passado, o Sandero foi projetado para ser um carro mundial, destinado a mercados emergentes. O primeiro país a produzi-lo foi o Brasil. Na Europa, ele também já roda, mas com o logotipo da Dacia, subsidiária da Renault lá fora. Com ele, a Renault quis deixar bem clara a sua missão nos países em crescimento: alavancar as vendas da montadora. O irmão três-volumes Logan, lançado em junho de 2007, já tem se mostrado um bom aluno, mantendo uma média de venda de 3.150 unidades ao mês.
O Sandero tem uma missão mais árdua, já que faz parte de um segmento que possui um maior número de opções, com diversas faixas de preço. Entre elas, está o Volkswagen Fox. Na versão Route, o compacto da VW é avaliado em R$ 36.510, contra R$ 33.390 do Sandero Expression, sendo ambos os modelos na configuração quatro portas e com motor 1.0 bicombustível. A melhor escolha, neste comparativo, vai de acordo com as necessidades do comprador: o Renault ganha em espaço e desempenho; o Fox sai na frente com o melhor acabamento e maior número de itens de série e opcionais.
Sandero preza pelo espaço, mas Fox Route é mais bem acabado
O Sandero encanta pelo espaço. Mais barato que o concorrente Fox, é ideal para famílias pequenas, já que possui entreeixos de 2,59 metros e leva 320 litros no porta-malas, volume que não é encontrado até em modelos de segmentos superiores. Em contrapartida, o Fox Route, em função do seu acabamento e acessórios, é indicado para jovens que se preocupam mais com a aparência e costumam andar sozinhos ou com apenas um passageiro, como a namorada ou namorado, por exemplo. Tem 2,46 metros no entreeixos e 260 litros no bagageiro.
O motor 1.0 16V do Sandero desenvolve 76 cv de potência quando abastecido com gasolina e 77 cv com álcool a 5.850 rpm. O torque, registrado em 4.350 rotações, é de 9,9 (g) e 10,1 (a). Quando o pé pisa mais fundo no acelerador, o propulsor se torna um pouco ruidoso. O novo 1.0 VHT do Fox rende 72 cv (g) e 76 cv (a) de potência a 5.250 giros, enquanto o torque é de 9,7 kgfm (g) e 10,6 kgfm (a) a 3.850 rpm. A VW aumentou o torque do motor na linha 2009 para dar mais agilidade nas saídas e retomadas.
O câmbio é manual de cinco velocidades para os dois modelos. No Sandero, as trocas são macias; no Fox, o engate é mais preciso com uma pegada mais esportiva em função do formato da manopla, mas ambos são boas opções para quem enfrenta trânsito todos os dias. Durante a condução, o Sandero se mostrou mais estável. Além de mais pesado (1.025 quilos), tem estrutura de um hatch médio. O Fox possui 990 quilos e é mais alto, oscilando mais nas curvas.
Na cabine, o Fox Route é mais bem acabado, mas deve um porta-luvas. O Sandero passa uma impressão ruim pelo plástico usado e pelo revestimento dos bancos. Os comandos estão em um lugar inusitado no Renault; caso o comprador opte pelo comando elétrico dos vidros, eles ficarão embaixo do rádio. Os bancos rangem quando passam por valetas. O Fox Route, por sua vez, tem um revestimento diferenciado, com redes na parte de trás, que podem levar objetos ou revistas.
Na linha 2009, Fox Route traz liga leve e CD player de série
O Sandero vem de série com direção hidráulica, ar quente, banco traseiro rebatível, banco do motorista com regulagem manual de altura, desembaçador, rodas de 14 polegadas com calotas, alarme sonoro de luzes acesas e predisposição para som. O Fox conta com os mesmo itens do concorrente (com exceção do alarme sonoro para luzes acesas), mais CD player com MP3 e rodas de liga leve de 14 polegadas, disponíveis com a chegada da linha 2009.
Opcionalmente, o Renault pode levar o Pack Expression (ar-condicionado, vidros e travas elétricas) ou o Pack Expression com airbag. O comprador do Fox dispõe de mais opções na lista de equipamentos: freios ABS, airbag, ar quente, trio elétrico (travas, vidros e retrovisores elétricos este último com mecanismo de inclinação automática com o engate da ré), faróis de neblina e banco traseiro bipartido. Quanto à revenda, ainda é cedo para tratar deste assunto com o Sandero. Os dois modelos possuem três anos de garantia, sendo que o Fox oferece a proteção para motor e câmbio neste período.