Painel não traz inovação e ar manual poderia trazer números para encontrar temperatura ideal
6/13
Engates precisos são a principal qualidade do câmbio
8/13
Porta-malas de 328 litros
9/13
Porta-objetos sob o descanso de braço
11/13
Maçaneta interna parece frágil
12/13
Interior da antiga geração do Focus
13/13
O
iCarros perguntou no
Twitter: "Qual carro vocês querem no próximo '30 dias a bordo?". A resposta foi Ford Focus 1.6 16V. Como o pedido dos seguidores é uma ordem, a versão GLX foi escolhida para passar as impressões da equipe.
30º dia
O que achamos do Focus 1.6
Fernando Pedroso: O problema do acabamento fraco é esquecido quando se dirige o Ford Focus. Mesmo em sua versão mais simples, o médio agrada pelo motor moderno, pelo câmbio de engates fáceis e, principalmente, pelo acerto da suspensão independente nas quatro rodas. Além disso, é espaçoso e tem um design que eu coloco entre os hatches mais bonitos da atualidade.
Anelisa Lopes: compartilho a mesma opinião do Fernando Pedroso. Atualmente, o Focus é um dos hatches que oferecem o melhor conjunto: mecânica, design, conforto e espaço interno, e o crescimento nas vendas do modelo comprovam que o Ford mudou para melhor. O pênalti realmente fica por conta do acabamento interno, pouco ousado e com materiais pobres. O preço para o modelo de entrada 1.6 também ficou um pouco salgado, já que, no
lançamento da versão com motor 1.6 flex, há exatamente um ano, o valor era cerca de R$ 5.000 mais barato.
Gustavo Zucchi: O Focus 1.6 16V não decepciona. O motor é mais do que suficiente para rodar tanto na estrada quanto na cidade. O interior é confortável, tanto para o motorista, com uma direção precisa, quanto para os passageiros, com espaço e entretenimento. O único porém é o consumo. Longe das metas ideais, fica difícil fazer o carro consumir menos que 6 km/l. Isso pode prejudicar o bolso, mas nada que atrapalhe quem tem dinheiro para comprar o hatch.
29º dia
Alto e bom somComo citado pelo Fernando Pedroso, o sistema de som que equipa do modelo vem apenas com entrada para cabo auxiliar e CD com capacidade para reproduzir arquivos em MP3. Entretanto, a capacidade do equipamento não decepciona. Os seis alto-falantes garantem que os carros do lado vão ouvir "Helter Skelter", dos Beatles, em alto e bom som. Vale lembrar que ouvir som alto, além de incomodar outras pessoas, é uma prática passível de multa e pode causar problemas de audição nos ocupantes.
(GZ)28º dia
PrejuízoO Focus que está sendo testado, além de já ter vindo com um raspão no para choque-traseiro, sofreu um pequeno acidente. O carro ficou com um raspão no pára-choque dianteiro, um pequeno risco na porta traseira e um ralado na altura da roda, que pega tanto a porta traseira quanto o pára-choque.
O veículo foi levado a uma concessionária autorizada para realização de orçamento e o resultado foi um prejuízo bem grande para danos tão pequenos. O conserto dos arranhões sairia por R$ 1.580, sendo que teria de ser pintada toda a porta e os para-choques. Foi recomendado pelo próprio responsável pelo setor de funilaria para não mexer no carro, já que a desvalorização seria menor que o preço pago pelo serviço.
(GZ)27º dia
Estratégia conturbada de lançamento
O lançamento do novo Focus aconteceu em setembro de 2008. Na ocasião, no entanto, a geração nova, tanto hatch como sedã, era equipada somente com motor 2.0 a gasolina. Em dezembro de 2009, o modelo passou a receber a motorização 1.6 bicombustível e, em março deste ano, a linha ficou completa com o 2,0 litros flexível.
A estratégia de lançamento parece confusa, o que passa a impressão de que, mesmo com uma boa carta na manga - como acontecia com seu antecessor - a Ford não foca no produto, pois, muitos dos que compraram o modelo com motor a gasolina podem estar se questionando até hoje sobre a atitude da montadora. De qualquer maneira, as vendas vão bem. Em 2008, o Focus hatch fechou com 13.181 unidades comercializadas, passando para 16.703 em 2009 e quase fechando 2010 próximo das 22.500. Atualmente, é o terceiro hatch mais vendido, atrás do Hyundai i30 e do Chevrolet Astra.
(AL)26º dia
CalorO computador de bordo do Focus chegou a marcar 37ºC hoje. E dá-lhe ar-condicionado. O sistema refrigera com rapidez. O único inconveniente é que o motorista tem de fazer um teste com o controle manual de temperatura para encontar a que mais lhe agrada. Em volta do botão há três cores, azul, branca e vermelha. É preciso deduzir a temperatura de cada faixa. Seria mais fácil se fossem marcados alguns números, ao menos no limite entre as cores. No meu caso, a ideal fica entre a azul e branca.
(AL)25º dia
Precavido ou apressado?A maioria dos carros tem uma luz que acende quando o combustível está acabando. Boa parte avisa quando o ponteiro está na reserva ou, quando tem computador de bordo, quando a autonomia já está abaixo dos 50 ou até 30 quilômetros. O Ford Focus já é mais precavido, ou apressado, como queira, e acende o sinal luminoso quando ainda faltam 80 quilômetros. O ponteiro, nesse caso, está até um pouco longe da reserva.
(FP)24º dia
Vamos manobrarO Focus é um carro grande. Tem 4,35 m de comprimento e 1,84 m de largura. Sua visibilidade é boa, mas manobrar o modelo não é uma tarefa tão simples. Em uma garagem apertada, exige boas viradas de volante, que é bem leve para isso. Nesses 24 dias não tivemos nenhum problema do tipo, mas é fácil ver que o modelo já passou por maus bocados nas mãos de outros motoristas.
(FP)23º dia
Dia cheioO Focus teve um sábado cheio no seu 23º dia no "30 dias a bordo". Enfrentou estrada, porta-malas cheio, uma corrida até o hospital e estrada novamente. Ao todo, foram cerca de 250 km rodados em um único dia sem sair da Grande São Paulo. Mesmo assim, o carro se mostrou confortável e bem disposto a cumprir suas tarefas, mas cobrou o preço. O consumo caiu para a casa dos 6,5 km/l.
(FP)22º dia
MimosMesmo em suas versões mais baratas, o Ford Focus entrega alguns mimos para os ocupantes. Há luzes de leitura para os passageiros da frente e de trás. Motorista e passageiro têm espelhos iluminados no para-sol. O médio tem tomadas de 12V no cinzeiro, no console e no porta-objetos entre os bancos. Um leve toque na alavanca liga a seta por alguns segundos. Este último foi anunciado com alarde e até como primazia pela Fiat no lançamento do
Bravo.
(FP)21º dia
Cuidado na rampaComo quase todos os médios do mercado, o Focus é baixo. Como estaciono o carro no terceiro andar do estacionamento do meu prédio, preciso subir por uma rampa bastante íngrime. Com ele, preciso ir mais devagar que com outros para não raspar a parte de baixo dos para-choques.
(FP)20º dia
SomA versão GLX conta com um CD-player com MP3 simples, com apenas uma entrada auxiliar dentro do porta-luvas. Quem quiser um sistema mais requintado, precisa levar a versão Ghia, que tem entrada para iPod, porta USB e Bluetooth.
(FP)