02/07/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Você já deve ter visto na internet ou ouvido falar sobre alguns termos ligados a economia: inflação, juros, Selic, e por aí vai.
Mas como isso afeta o preço dos carros? Nosso foco aqui estará na Taxa Selic, que pode ou não ser alterada a cada 40 dias, e que por sua vez sofre com a influência da taxa referencial de juros.
A taxa referencial de juros é cobrada pelo Banco Central do Brasil em situações que ocorrem empréstimos de recursos para outras instituições financeiras. E esta taxa influencia a Selic, sigla para “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, que por sua vez é determinada pelo Comitê de Política Monetária, o Copom.
Este dispositivo existe em todo o planeta, já que ele é essencial para determinar a taxa básica de juros, seja aqui, ou em qualquer outro país. Taxas como a Selic controlam todas as outras taxas de juros praticadas no mercado. Assim, pode-se dizer que a taxa referencial de juros e a Selic influenciam na compra de bens como automóveis.
Caso você compre seu carro através de um financiamento, prática mais comum para aquisição de um veículo, a taxa Selic atual será determinante para definir a taxa de juros em todo o parcelamento, independente de altas ou quedas.
Em caso de quedas, porém, é possível fazer a portabilidade do financiamento, buscando uma diminuição no valor da parcela e do total a ser pago.
Você pode pesquisar e ver as melhores ofertas para adquirir seu carro novo aqui no iCarros. E se você quiser saber das novidades do mercado automotivo, acompanhe nosso site e redes sociais e veja as últimas notícias sobre lançamentos e dicas para comprar seu novo carro.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro