03/10/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Sem medo de parecermos repetitivos e pouco originais: prevenir é sempre melhor do que remediar. E esse princípio se encaixa perfeitamente à manutenção do carro. Com ela em dia, as chances de um defeito ou quebra diminuem radicalmente, assim com as despesas na oficina. Mas o que verificar?
Antes de irmos adiante, vale destacar que a melhor fonte para essas informações é – e sempre será – o manual do seu carro. Nele, você encontra o plano de revisões para o carro, não somente durante o período de garantia, mas depois, também, com a descrição de serviços e componentes específicos para cada modelo.
Independentemente disso, porém, podemos resumir o que deve ser verificado prioritariamente, qualquer que seja o carro, tanto em termos de desempenho quanto de segurança. Vamos à lista:
1 – Freios
Esses abrem a lista porque parar de forma controlada é mais importante que qualquer outra função no carro. Verificar o nível do fluido, estado das pastilhas e/ou lonas e, também de todo o sistema – incluindo dutos, cilindros, conexões e, também, as luzes que indicam a frenagem.
2 – Pneus e rodas
Outro ponto fundamental, pois pneus excessivamente desgastados ou danificados fazem do carro uma ameaça ambulante. Rodas com fissuras ou empenadas também são perigosas. O alinhamento e o balanceamento disso tudo custa pouco perto do benefício que traz.
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3 – Mangueiras e correias
Vazamentos no motor, sejam de óleo ou de água, devem ser corrigidos o quanto antes, pois podem se transformar em um problemão. Ruídos estranhos podem vir de correias vencidas – aliás, tudo isso tem um prazo de validade, que precisa ser respeitado.
4 – Correia dentada/corrente de comando
Esta merece um item exclusivo, pois tem prazo (e custo) específicos para sua troca, variando um pouco de carro para carro. Nos que utilizam a correia de borracha, esse prazo costuma ser mais curto. Mesmo que “pareça nova”, ela deve ser substituída no prazo indicado.
5 – Velas, cabos e sistema elétrico
Sem energia nas medidas e momentos certos, na melhor das hipóteses, o carro vai consumir mais combustível que o necessário. A verificação de seu estado e a medição da corrente podem revelar a saúde de componentes e, também, da bateria e do alternador/gerador.
6 – Injeção de combustível
Há que indique uma limpeza periódica dos bicos injetores de combustível. Mas, a menos que esse serviço esteja listado no manual do seu carro, ou que você perceba alterações no desempenho e no consumo, não há necessidade para isso.
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7 – Embreagem e transmissão
Seja manual ou automática, a chamada caixa de marchas do carro trabalha imersa em óleo, que serve tanto para lubrificar quanto para refrigerar seus componentes. Um vazamento ali pode ser fatal. Nos carros manuais, a embreagem precisa ser regulada e, se for o caso, substituída.
8 – Fluido de arrefecimento, óleo e filtro de óleo
Os três são fundamentais para o funcionamento e a saúde do motor e devem ser trocados nos prazos indicados pelo manual. Caso estejam baixando mais do que o normal, é necessário descobrir o porquê e resolver o quanto antes.
9 – Filtros de ar e de combustível
Eis aqui uma dupla com a qual não vale, mesmo, a pena tentar economizar. Quando chegar o prazo, substitua. E se antes disso perceber que estão ficando saturados (cheios de impurezas), troque antecipadamente, mesmo.
10 – Suspensão e amortecedores
Aqui o que manda é o estado geral. Buchas danificadas, componentes metálicos empenados ou amassados, molas e amortecedores com perda de eficiência ou vazamentos pedem substituição. Todos trabalham em equipe e, quando um “joga mal”, prejudica o desempenho de toda a equipe.
11 - Direção
Nos modelos equipados com direção com assistência hidráulica, é importante verificar o nível do fluído e o estado do sistema. Ruídos estranhos ou vazamentos indicam desgaste e necessidade de reparo.
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