entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Quais as diferenças entre alinhamento e balanceamento?

Procedimentos de alinhamento e balanceamento são simples e ajudam o motorista a não sofrer com desgaste de pneus

11/10/2022 - Redação / Foto: Pirelli / Fonte: iCarros

Deixar um carro em boas condições de uso vão, como sabemos, muito além de mantê-lo abastecido e com pneus em bom estado.

Muitas outras coisas são necessárias para que o veículo, de fato, trabalhe da melhor maneira possível e com segurança. Entram nesta lista o alinhamento e balanceamento do veículo, necessários para que o carro possa apresentar uma melhor estabilidade.

Conceito de alinhamento e balanceamento

Ao contrário do que pode parecer, estes dois conceitos são muito simples de serem explicados. Didaticamente falando, o alinhamento permite que as rodas estejam, como o nome diz, alinhadas uma com as outras e tenham um ângulo reto com relação ao solo. O balanceamento, por sua vez, é feito para que as rodas girem sem vibrações.

Mas como saber quando eu tenho que fazer um procedimento ou outro? É isso que nós, do iCarros, explicamos para você agora.

+ Alinhamento 3D faz diferença? Vale a pena? Conheça vantagens

Quando devo fazer alinhamento

Descobrir a necessidade do alinhamento do carro é algo muito mais simples do que o motorista pode imaginar. Quando estiver dirigindo seu carro, afrouxe um pouco as mãos do volante. Se ele “puxar” ou apontar para algum dos lados, saiba que será preciso alinhar o carro. Outro sinal de que este procedimento é necessário está no caso de desgaste desigual dos pneus.

O motorista também deve realizar o alinhamento do carro em casos de pequenos acidentes, por mais simples que seja, como um toque da roda do carro em uma guia quando se vai estacionar, por exemplo. Também é preciso alinhar o veículo ao fazer a troca de componentes da suspensão, direção ou ainda a troca dos pneus do carro.

Quando devo fazer balanceamento

O ideal é que o balanceamento seja feito de forma periódica, ainda que não haja sinais de mudanças no comportamento do veículo.

Recomenda-se fazer o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados, ou quando houver substituição e conserto dos pneus, elementos como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão.

Mas atenção!

Caso o motorista passe a sentir trepidações no volante, é preciso agendar o balanceamento o mais rápido possível. Um veículo que não está balanceado fica instável e pode causar acidentes. Além disso, este procedimento previne desgaste desigual dos pneus.

Deixar o veículo alinhado e balanceado além de prevenir acidentes, evita um consumo maior de combustível.

Para mais dicas de manutenção do veículo, acompanhe sempre a Revista iCarros.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.