30/12/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A manutenção preventiva dos freios consiste em checar se todas as peças estão em boas condições na periodicidade recomendada pelo fabricante, mas nem o mais organizado dos mortais, aquele que faz compra de supermercado com lista em Excel, tem anotadas essas recomendações item por item.
Então vale primeiramente dar uma olhada no nível do reservatório do fluido de freio. Normalmente quando ele está abaixo do recomendado, uma luz se acende no painel do carro, mas checar com os próprios olhos de vez em quando também vale.
Fluido abaixo do nível indica desgaste das pastilhas ou vazamento. Sempre é importante ressaltar que, diferentemente do óleo motor, fluido de freio não se completa.
Existem duas linhas no reservatório que indicam o nível máximo e o mínimo. Deve-se trabalhar entre elas, mas se o nível estiver muito próximo do mínimo, é bom dar uma investigada melhor no sistema.
Não existe uma quilometragem certa para trocar pastilhas de freios. Existem vários fatores que influenciam o desgaste, desde o próprio modelo do carro até o estilo de pilotagem de cada motorista e o tipo de terreno onde o carro roda.
Nos carros automáticos, por exemplo, há motoristas (a maioria) que controlam tudo metendo o pé no freio, e outros que numa descida usam a borboleta para reduzir uma marcha e não frear tanto.
Quando as pastilhas estão desgastadas geralmente aparece um ruído estranho. Bom checar com um mecânico de confiança o desgaste, porque sem pastilhas eficientes o carro simplesmente não freia.
Superaquecimento, quebra, trinca ou discos de freios empenados não são tão comuns quanto pastilhas desgastadas, mas acontecem.
Trocar discos de freio é mais caro que trocar pastilhas, mas menos caro que as pessoas pensam. Principalmente na estrada, onde podem surgir situações de freada em alta velocidade, é fundamental que os freios funcionem bem.
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