04/07/2022 - Raíssa Ribeiro / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Comprar um carro usado tem sido a primeira opção para brasileiros que querem se deslocar com conforto e gastando menos do que um carro 0km.
O que muita gente deixa passar batido é a avaliação crítica do carro, onde se vê todas as alterações e possíveis problemas que o veículo já teve ou possa ter.
Se você não sabe o que deve avaliar em um carro usado, o iCarros te dá dicas importantes para você fazer um bom negócio.
1 - Mexa e teste tudo
É muito importante se certificar se tudo está em pleno funcionamento. Abaixe e suba os vidros de todas as portas, teste os para-brisas, abra e feche portas, verifique se existem amassados na lataria, cheque se os itens de segurança – como estepe, triângulo e macaco – estão dentro do carro e prontos para uso. Também é importante ver se os bancos não tem furos ou manchas, se o volante está adequado para uso, se o câmbio faz a passagem de marchas corretamente (inclusive a ré). Teste os pedais, os ajustes dos bancos, os cintos de segurança, espelhos e retrovisores.
+ 4 dicas para saber se chegou a hora de trocar de carro
+ Taxa referencial de juros: o que é?
2 - Verifique os faróis
Carro caolho não funciona com segurança. Se você não estiver afim de desembolsar um valor para trocar as luzes do carro, é melhor checar se todas estão em funcionamento: luzes de ré, de freio, indicadores de direção e o farol de neblina.
3 – Evite inspeção em dias de chuva
No dia de levar o carro para a inspeção, evite os dias de chuva. Isso porque as gotas pela lataria podem esconder algumas imperfeições que são importantes de serem vistas. Além disso, prefira locais abertos e claros.
Se ainda assim se sentir desconfortável em fazer o negócio, leve um especialista com você!
4 - Números do chassi
Confira se os números de chassi que aparecem pelo carro são os mesmos que aparecem nos documentos, assim você evita fraudes e falsificações.
5 - Carro de leilão?
Ter um carro de leilão pode ser uma grande dor de cabeça se você não checar os documentos e estado do veículo. Além de multas pendentes, IPVA atrasado, os carros de leilão também tem taxas administrativas.
Infelizmente alguns anunciantes vendem carros de leilão sem informar ao comprador. Por isso, cheque as informações do veículo no Denatran antes de comprar um carro às cegas.
6 - Passe o dedo no vão das portas
Para garantir que o carro esteja alinhado, passe o dedo no vão das portas e veja se todos os espaços tem a mesma distância. Se perceber algo diferente, pode ter sido um carro batido e mal desamassado – e pode te dar dor de cabeça em algum momento.
7 - Teste-drive
Parece óbvio mas muitas pessoas pulam essa etapa na hora de comprar um carro usado. Ligue o carro e perceba o som que ele faz, veja se ele demora para ligar e se o volante está balanceado. Teste o carro em subidas, curvas, dê freadas mais firmes e perceba todos os sinais e ruídos.
8 - Cheque o óleo do motor
Retire a vareta do óleo e verifique se não tem uma cor esbranquiçada – caso tenha, pode ser que tenha misturado o óleo com água, o que pode danificar o motor.
Além disso, verifique também o nível do óleo. Se estiver totalmente seco, pode ser um truque para esconder vazamentos.
9 - Na dúvida, leve o carro a um especialista
Quando fizer o teste com o carro usado na rua, passe em um posto de gasolina e peça ao frentista verificar a parte inferior do carro. Quando o carro é colocado no elevador, o profissional consegue checar vazamentos, furos, ferrugem, trincas no monobloco e marcas de solda.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro