entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Laudo cautelar do carro: o que você precisa saber

Laudo cautelar é um raio-X completo, desde a procedência e documentação ao estado geral do veículo

25/06/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Você compraria um carro usado desse homem? A frase foi cunhada na campanha do democrata John Kennedy à presidência dos EUA em 1960, e o homem em questão era republicano Richard Nixon. Kennedy ganhou, e a frase, além de acompanhar Nixon - que viria a eleger-se presidente em 1968 – até o fim da vida, espalhou-se pelo planeta. 

Mas isso foi décadas antes do surgimento da vistoria e do laudo cautelar, que consistem em uma série de procedimentos para responder à clássica pergunta e comprar/vender carros usados com uma razoável margem de segurança. 

Laudo cautelar

Realizada por empresas credenciadas de acordo com regulamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a vistoria cautelar analisa a originalidade de pontos importantes como número do motor, número do chassi, número do câmbio, gravação de originalidade dos vidros, número dos cintos de segurança e outros. 

Além disso, como naquelas antigas vistorias de alguns Detrans, são checados estado dos pneus e estepe, funcionamento de faróis e uma série de outros detalhes, principalmente estruturais.    

A documentação do veículo também é dissecada para se saber sua história desde zero quilômetro, se já passou por leilão, sinistro, coisas que às vezes não inviabilizam uma venda, mas alteram o valor pedido. Pendências com multas, licenciamento, alienação fiduciária (quando o carro está alienado com algum banco ou instituição financeira) e bloqueios judiciais são igualmente verificados. 

De certa forma, essa ferramenta que foi criada e usada para ajudar o comprador e o vendedor de carros usados acabou inibindo o roubo e desmonte de veículos, já que carros-Frankenstein são facilmente desmascarados e sua comercialização inviabilizada. 

Nos sites e aplicativos dos Detrans é possível fazer laudo cautelar gratuito com os dados do carro, desde que você tenha a placa e o Renavam.

No sistema é possível verificar a data da última vistoria, ter acesso a fotos do veículo e saber qual era a quilometragem do carro. Nada tão completo quanto uma vistoria cautelar, que custa entre R$ 250 e R$ 500, dependendo do estado e da empresa em que for feita. 

Enfim, as ferramentas de hoje fizeram da frase ‘você compraria um carro desse homem’? uma pergunta retórica.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.