25/05/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O equipamento deve ser utilizado toda vez que o condutor precisar parar no meio de uma via por conta de alguma emergência. Antes de sair do carro após parar, o pisca-alerta deve ser ligado antes de qualquer outra ação.
Como usar o triângulo de sinalização?
O artigo 1º da Resolução 36 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que o triângulo de sinalização deve ser colocado a pelo menos 30 metros da parte traseira do veículo, ou seja, aproximadamente 36 passos largos.
No entanto, o ideal é posicionar o triângulo a uma distância que permita que os condutores de outros veículos na pista vejam a sinalização a tempo de parar ou desviar. Assim, é recomendado colocar o triângulo à distância equivalente da velocidade da via. Por exemplo, se o limite de velocidade é de 50km/h, seu triângulo deve ser posicionado a 50m de distância.
Em situações que pioram a visibilidade do condutor, como chuva, neblina ou estrada escura, a distância deve ser dobrada. Utilizando o exemplo acima, o triângulo deve ser posicionado a 100 metros da traseira do veículo. Se estiver parado muito próximo de curvas, a distância deve ser contada a partir do final dela.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro