21/07/2022 - Raíssa Ribeiro / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Se você vendeu ou está tentando vender seu carro, uma das etapas de documentação mais importantes é a transferência de veículo, quando o carro sai do nome de um e passa a ser propriedade de outra pessoa.
Existem três tipos de transferência de veículo: a transferência de propriedade registrada no mesmo município do novo proprietário, a transferência para outro município e a transferência para outro estado. Cada um desses tipos exige um passo a passo diferente.
Transferência de propriedade em São Paulo
Em São Paulo, você pode solicitar a transferência pela internet direto no site do Detran ou em uma agência presencial. Para ver o passo a passo e todos os documentos necessários, clique aqui.
Os passos mais importantes para quem compra um carro do mesmo município em que reside são: comunicar a venda do carro no cartório, com firma autenticada do comprador e do vendedor mediante apresentação de documentos; depois é feita a vistoria, o pagamento das taxas, envio dos documentos, envio da solicitação de transferência e emissão do documento do carro já no nome do novo proprietário.
O custo do serviço é composto pela taxa de transferência e eventuais débitos pendentes. Por exemplo, se o licenciamento do ano ainda não foi feito, a taxa fica por quase R$ 400 (São Paulo). Caso o licenciamento esteja em dia, a taxa vai para R$ 246.
Cada estado, uma regra
Atente-se ao site oficial do Detran e siga o passo a passo especificamente do seu estado. As taxas e etapas podem mudar e as regras também.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro