13/08/2020 - Redação iCarros / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
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01. Faça a calibragem com os pneus frios:
Calibre os pneus quando estiverem frios, pois eles se aquecem ao rodar e provocam o aumento da pressão interna. O ar quente expande a borracha do pneu causando um erro na leitura de pressão pelo aparelho de calibragem. O ideal é que o carro rode menos de três quilômetros e em velocidade baixa, ou seja, procure o posto mais próximo de sua casa.
02. Saiba a pressão correta para o seu carro:
Cada veículo tem uma pressão específica para os eixos dianteiros e traseiros. A pressão pode variar se o carro estiver com dois ou cinco ocupantes. Essa informação pode ser encontrada facilmente no manual do proprietário. Em alguns modelos ela estará disponível através de um adesivo colado na porta ou na tampa do tanque de combustível.
Rodar com pressão abaixo do recomendado:
Um pneu com pressão abaixo do recomendado tem maior desgaste na parte lateral da banda de rodagem, além de elevar o consumo de combustível. Além disso, os pneus irão dobrar com mais facilidade em curvas comprometendo a estabilidade.
Rodar com pressão acima do recomendado:
Se o pneu estiver com pressão em excesso, a banda central de rodagem ficará arqueada causando um maior desgaste neste ponto, além de prejudicar as freadas e piorar o conforto dos ocupantes.
03. Não esqueça de calibrar o estepe:
Muitos esquecem de calibrar o estepe do carro. Não faça isso, pois mesmo parado ele sofre perda de pressão, além de estar pronto para uso em caso de uma troca emergencial.
04. Coloque a tampinha novamente:
Ela ajuda a proteger o bico de entrada de ar contra sujeiras que prejudicam a passagem do ar no momento da calibragem.
05. Qual período entre uma calibragem e outra?
Se lembre de calibrar os pneus pelo menos uma vez por semana ou no máximo a cada 15 dias, isso ajuda prolongar a vida útil do pneu.
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