05/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Lexus ES 300h chega ao Brasil na versão Luxury em 2021
+ Apartamentos de luxo nos EUA vão dar Aston Martin de brinde
+ Chevrolet Onix lidera ranking de emplacamentos em outubro
Por conta disso, o laudo cautelar ganha cada vez mais importância na hora de fazer negócio com veículos usados.
O laudo cautelar tem como principal importância mostrar o histórico do veículo. Com os dados dele, é possível verificar se não há sinistro e passagens por leilão, além descobrir dados de quando e onde o carro foi tirado 0 km.
Apesar de não ser obrigatório, o laudo cautelar traz segurança e diversas vantagens, tanto para o comprador quanto para quem está vendendo o veículo. Através dele, é possível ter um relatório completo de todos os itens que impedem fraudes e comercialização de veículos em estado duvidoso.
O sistema da vistoria veicular verifica se um carro não está com motor de outro automóvel. Isso vale também para o número de chassi – se ele é original ou transplantado.
Com o laudo, além de descobrir os números de chassi e número de motor, é possível ver se o carro está de acordo com as leis de trânsito – em detalhes como o funcionamento de luzes, e estado dos vidros – e se possui estepe, macaco, triângulo, chave de roda etc.
O documento também mostra se o veículo tem alguma pendência para ser paga, como multas, licenciamento, se há alienação fiduciária (quando o carro está alienado com algum banco ou instituição financeira) ou até uma restrição judicial, quando ele está bloqueado mediante o desfecho de algum processo.
No site e no aplicativo do Detran é possível fazer o laudo cautelar gratuito com os dados do carro, desde que você tenha a placa e o Renavam do veículo. No sistema é possível verificar a data da última vistoria, ter acesso a fotos do veículo e saber qual era a quilometragem do carro.
Para que o comprador se sinta ainda mais seguro, diversas empresas também realizam a vistoria cautelar paga, uma prática que costuma ser bastante usada pelas lojas de seminovos na hora de comprar ou revender um carro.
Normalmente, as lojas pagam um valor fixo, podendo ser mensal, para a empresa de vistoria, acrescido de um valor por carro vistoriado. No caso das lojas, esse valor pode ser mais baixo justamente por realizar diversas vistorias, chegando até em um mínimo de R$ 20. Ou seja, é um investimento que realmente vale a pena fazer antes de negociar seu carro.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro