03/06/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Presente no Brasil apenas por duas gerações, sendo a última remodelada exclusivamente para o nosso país, o Renault Clio se tornou um modelo mais sofisticado na Europa. Brigando com Volkswagen Polo, Toyota Yaris e Ford New Fiesta, o hatch compacto ganhou nova geração em fevereiro. Agora, a Renault mostrou novos detalhes do modelo que deve inspirar o próximo Sandero.
Leia mais:
Fiat Chrysler pede Renault em casamento mirando VW e Toyota
Renault Arkana: SUV substituto do Fluence com base de Duster
Argentinos caíram em golpe por conta da Renault Alaskan
Polo da Renault
Apesar de manter algumas linhas da geração anterior, o Clio 2020 é totalmente novo. O modelo é construído sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma que será usada na próxima geração do Sandero, porém em uma variante de baixo custo feita pela Renault.
Confira aqui ofertas de Sandero na sua cidade
Esteticamente ele traz as últimas referências em design da marca francesa. Os faróis são espichados e trazem pequenos prolongamentos em C, como no Mégane. A grade frontal do Clio 2020 é fina e traz uma abertura mais evidente próximo ao logo da Renault. Já o para-choque muda de acordo com a versão, sendo o RS Line (azul) com aberturas maiores e mais agressivas.
Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui
A lateral marca presença o forte vinco logo abaixo dos retrovisores e o interessante volume no para-lama traseiro. Com linha de cintura alta e teto baixo, o Clio tem perfil esportivo. Conectado à geração anterior pelo formato das lanternas, o hatch ganhou iluminação total em LED mas não conectou suas lanternas, como fez a Renault em Mégane, Talisman e Koleos.
Telão
Um dos elementos que dificilmente estarão no Sandero brasileiro quando chegar à próxima geração, mas que marca presença no Clio europeu, é a central multimídia gigantesca. Com 9,3 polegadas ela tem mais de sua metade flutuante e fica acima da linha do painel. A tela é acompanhada por comandos físicos na base e pelos três rotores do ar-condicionado.
Há também painel de instrumentos totalmente digital e um novo volante, que pode aparecer no Brasil já no Sandero reestilizado. Uma faixa de couro no painel deixa o ambiente mais sofisticado e pode receber tom claro nas versões mais claras.
Renault 1.0 turbo
Debaixo do capô do novo Clio, a Renault aplicou uma nova família de motores. Os modelos de entrada usam um 1.0 três cilindros turbo de 100 cv, enquanto os mais caros usam o mesmo 1.3 quatro cilindros turbo de 130 cv dos Mercedes-Benz de entrada. Há ainda opções diesel 1.5 com potências entre 65 cv e 130 cv.
O novo Clio ainda vem equipado com sistemas de condução semiautônoma, piloto automático adaptativo, sistema de câmeras 360°, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e sistema de manutenção em faixa. Dificilmente serão sistemas implementados no Renault Sandero brasileiro, visto o mote de menor custo do hatch nacional.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro