20/06/2023 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Acabou a espera! Depois de vários nomes cogitados e muitos flagras, a Rampage chegou pra ser a primeira picape RAM produzida e desenvolvida no Brasil! Com foco no luxo, ela tem até uma proposta esportiva, sendo a picape mais potente e mais rápida do país!
O que é a Rampage?
A nova picape da RAM é baseada na mesma plataforma da Fiat Toro, mas acaba sendo um pouco maior que ela. O local de produção também é o mesmo, na planta do Grupo Stellantis em Goiana, Pernambuco. Lá também são feitos os Jeep Renegade, Compass e Commander.
Porém, o porte da Rampage ainda é um pouco menor que o de uma Ford Maverick, que é uma potencial concorrente nas versões mais esportivas da RAM, inclusive pelo preço semelhante.
Design
É claro que o visual não poderia ser diferente de uma picape característica da RAM. A Rampage tem elementos que são inspirados nas irmãs grandalhonas, como a grade dianteira da versão Rebel, que se parece com a 1500 Rebel.
A Laramie tem uma grade cromada parecida com a 1500 Limited, enquanto a R/T recebe o mesmo desenho mas com um acabamento em black piano. O emblema da motorização em cima do capô também vem das irmãs maiores.
Outro detalhe bem legal da nova caminhonete é o desenho da bandeira dos Estados Unidos que a lanterna traseira forma quando o LED está aceso. Vale lembrar, inclusive, que o desenvolvimento da Rampage é brasileiro e contou com o apoio do time americano da marca.
Conjunto mecânico
Falando em esportividade, o principal destaque no conjunto mecânico da nova camionete é o motor 2.0 turbo à gasolina. É o mesmo do Jeep Wrangler, rendendo 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque.
A transmissão é sempre automática de 9 marchas, assim como a tração é 4x4, mas a Rampage também pode ser equipada com outro propulsor. Neste caso é o 2.0 turbo diesel do Jeep Commander, com 170 cv e 38,7 kgfm.
A configuração mais esportiva, R/T, também recebe uma mudança no conjunto de suspensão. Ele fica 10 mm mais baixo e tem molas e amortecedores mais firmes, para deixar a Rampage mais divertida em uma condução mais agressiva. Outra alteração dessa versão é o escapamento. Apesar de ter saída dupla em todas as configurações, ele tem um ronco mais apimentado na R/T.
Na caçamba, que tem 980 litros, ela pode carregar até 1.015 kg no caso das versões diesel, passando para 750 kg nas configurações à gasolina. São capacidades praticamente idênticas às da Fiat Toro, o que mostra a semelhança na construção das duas picapes.
Desempenho e consumo
Esse motor turbo à gasolina faz ela ser a picape mais rápida do Brasil. Na versão R/T, que é a mais esportiva, o 0 a 100 km/h é feito em apenas 6,9s, com velocidade máxima limitada em 220 km/h.
As outras versões com esse motor aceleram em 7,1s e atingem 210 km/h. Já com a motorização diesel, os números ficam definidos em 10,9s e 186 km/h. Falando de consumo, os dados informados pela RAM são esses:
2.0 Diesel: 9,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
2.0 Turbo: 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
R/T 2.0 Turbo: 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.
Uma picape luxuosa
A RAM é uma marca premium, e por isso não poderia faltar um bom refinamento na Rampage. O interior tem um bom acabamento, sempre em couro. A versão R/T mescla ainda elementos em camurça, inclusive nos próprios bancos.
A lista de equipamentos também é bem recheada. Entre os principais itens, podemos destacar os 7 airbags, farol alto automático, piloto automático adaptativo (ACC), sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
Como opcional em qualquer uma das versões, existe o pacote Elite. Ele acrescenta sistema de som Harman/Kardon com 10 alto-falantes e 360W de potência, luz ambiente em LED e banco elétrico também para o passageiro.
Para todas as versões, também podemos mencionar o painel de instrumentos 100% digital de 10,3” e a central multimídia Uconnect, que tem tela horizontal de 12,3” e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Outro recurso legal da nova picape é o RAM Connect, que é basicamente o mesmo sistema de conectividade da Jeep, chamado por lá de Adventure Intelligence. Ele permite ligar o motor pelo aplicativo no celular, definir alertas de velocidade ou perímetro quando o carro for emprestado para outra pessoa, e diversas outras funções interessantes.
Caso o veículo se envolva em algum acidente, também é possível contatar os serviços de emergência através do botão SOS que fica localizado no retrovisor interno eletrocrômico.
Versões e preços
A linha da RAM Rampage começa em R$239.990 na versão Rebel Diesel. Depois, por R$249.990, você pode escolher a Rebel Turbo ou a Laramie Diesel. Logo em seguida há a Laramie Turbo por R$259.990. E por fim, a versão mais divertida de todas elas: a esportiva R/T, de R$269.990.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro