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Porsche traz ao Brasil 911 GT3 com “jeitão de pista”

7ª edição do bólido pode ser encomendada com pacote Touring, que o deixa com visual despojado e radicalmente esportivo

20/06/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Entre todos os hoje muitos modelos que a germânica Porsche produz, o 911 é certamente o mais “raiz” que se pode comprar. Não somente por estar em produção desde 1964 e ter em seu projeto os dedos de gente com o mesmo sobrenome da marca, mas por sua alma e essência esportivas.

E é justamente essa essência, que combina um visual chique despojado (se comparado com suas versões mais luxuosas, claro) com um desempenho empolgante, o maior atrativo do novo 911 GT3, realçado pelo pacote opcional Touring, que a Porsche acaba de anunciar que estará disponível aqui no Brasil, no segundo semestre, sem ainda definir o preço.

Brinquedinho rápido

O GT3 está atualmente em sua sétima geração e vem equipado com um clássico motor boxer (com os cilindros “deitados” e opostos, dois a dois) instalado na traseira, configuração que fez a fama dos 911. O propulsor, que foi desenvolvido nas pistas, tem 4.000cc (4.0 litros) e gera voluntariosos 510cv de potência.

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rabalhando num carro que pesa relativamente pouco – são 1.418 km –, ele é acoplado a uma caixa de marchas manual esportiva (engates rápidos e curtos) de seis velocidades. Mas, se o comprador preferir, pode vir, também, com um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, sem nenhum custo adicional.

Detalhes são referência histórica

O pacote Touring, oferecido para o GT3, tem origem na mítica versão Carrera RS de 1973 do 911, que destacava justamente esse espírito “purista” dos esportivos da marca. A ideia foi retomada em 2017, quando a Porsche passou a oferecer esse pacote para o então GT3 991.

Quando vem com o pacote, a diferença que mais chama a atenção no GT3 é a falta do grande aerofólio fixo na traseira. Em seu lugar, há um spoiler retrátil, que é acionado automaticamente a partir de velocidades mais altas, atuando para manter as rodas de tração mais coladas à pista. A  suspensão dianteira é do tipo "double-wishbone".

Além disso, há frisos brilhantes de alumínio anodizado prateados emoldurando as janelas laterais, ponteiras de escapamento também na cor prata, frente pintada na mesma cor do restante da carroceria e luz frontal escurecida, bancos em couro preto e portas com forração com relevo especial.

Volante e alavanca do câmbio mantêm o padrão em couto preto, assim como as costuras das forrações do interior. Nos bancos, os painéis centrais são vestidos em tecido escuro (assim como o teto) e há apoios de cabeça com a logo da marca em relevo. Partes do painel e guarnições das portas incluem partes em alumínio escovado escuro.

Como opcionais, a Porsche oferece uma gama maior de cores para a carroceria e rodas, faróis em LED com gerenciamento inteligente, freios de cerâmica (alto desempenho) e uma coleção de sistemas de assistência opções de sistemas de som.

No painel, há uma tela de rastreamento, recurso até então inédito no modelo. Quando acionados por meio um botão, os visores digitais à esquerda e à direita do conta-giros passam a exibir apenas informações essenciais sobre pneus, pressão do óleo, temperaturas e nível de combustível, como nos modelos mais simples de antigamente.

Mas a modernidade marca presença da mesma forma: por meio de um seletor no volante, você pode selecionar diferentes modos de condução (e de comportamento) do carro, entre as “normais” de todas as versões e mais os personalizáveis Sport e Track, para os track days.

Porsche no pulso

Junto com o pacote Touring, a Porsche Design oferece aos compradores um cronógrafo de pulso, que faz menções visuais ao modelo. Ele está disponível em seis versões, de acordo com a configuração escolhida para o carro, sempre com moldura em Cinza Ágata Metálico ponteiros em amarelo luminoso, compondo com um conta-rotações.

O cronógrafo tem pulseira feita no mesmo couro usado na forração do carro, com o nome “GT3” em relevo. Ele é fabricado pela unidade de relojoaria da Porsche na suíça da empresa e só é vendido aos proprietários desses veículos.

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