09/08/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Audi apresentou na Europa o novo RS3, versão mais esportiva do A3, nas opções Sedan e Sportback – esta, algo entre o hatch e a perua. O carro vem equipado com um motor turbo de cinco cilindros e 2.5 litros, que desenvolve generosos 400cv de potência e 51 kgfm de torque.
Números que, segundo a montadora, são capazes de levá-lo de 0 a 100 km/h em curtos 4,1 segundos, agilidade acentuada pelo famoso sistema de tração Quattro, nascido para as provas de rali e que faz com que o aproveitamento e a distribuição da força entre as rodas seja feita de forma otimizada e sem desperdício.
A velocidade máxima é de 250 km/h (com limitação eletrônica) para a configuração normal ou de 280 km/h se você pagar um pouquinho mais por um pacote de desempenho, que inclui freios dianteiros com discos em cerâmica.
Leia mais:
+ Carros destruídos em Velozes e Furiosos: quanto custou?
+ Ford Territory 2022 chega em versão única por R$ 214.990
+ VW Gol segue sendo seminovo mais procurado por brasileiros
Nada mau para o modelo que serve como porta de entrada para a linha Audi Sport, que abriga os carros de alto desempenho da marca das argolas.
Assim como os demais carros da marca, o RS3 oferece modos de condução selecionáveis – que envolvem respostas de aceleração, trocas de marcha, comportamento da direção e suspensão – e um acabamento de primeira linha.
Nessa versão, os bancos são esportivos e envolventes e todo o interior segue o padrão de design RS, com detalhes em fibra de carbono e pedais com acabamento em alumínio.
No painel, funções e visual são configuráveis com o sistema virtual cockpit de pouco mais de 12 polegadas, que oferece ao motorista diversas combinações.
Parte dessas informações são projetadas na base do parabrisas (head-up display), para ajudar o motorista a manter os olhos na pista. Também configurável, esse painel virtual “holográfico” pode exibir velocímetro, conta-giros (em um gráfico de barras) e outras coisas, ao gosto do freguês.
O painel funciona de forma integrada à central de multimídia, com tela de 10,1 polegadas e que dá acesso tanto a algumas funções e informações do carro, quanto à conectividade e entretenimento. Há compatibilidade com Apple e Android e som da Bang&Olufsen de 705 watts totais.
O pacote de conforto inclui o que já é obrigatório para modelos desse padrão, como ar-condicionado digital de duas zonas automático, controle de cruzeiro, partida sem chave etc. E o teto solar panorâmico é de série.
Tapa no visual
Com as dianteiras idênticas, tanto a versão Sedan quanto a Sportback receberam retoques de design para deixá-las ainda mais agressivas. As grades com trama hexagonal (marca registrada dos RS) ganharam molduras em preto brilhante (black piano) e há novas tomadas de ar nas extremidades dos para-choques.
Os faróis são de full LED e, como charme extra, projetam um ícone na forma de uma bandeirinha quadriculada animada, sempre que você se chega ou deixa o carro. No mais, todo o tratamento dado à carroceria – caixas de roda, saias laterais (agora, mais largas), spoilers etc faz referência à esportividade.
Na traseira, as lanternas com iluminação em LED fazem uma espécie de “dancinha” cada vez que você trava ou destrava as portas. O escapamento tem saída dupla em formato oval e o difusor ali é revestido no mesmo preto brilhante usado na dianteira. Opcionalmente, porém, é possível ter esses e outros detalhes em prata fosco ou fibra de carbono.
No Brasil, só em 2022
Embora já esteja disponível para encomendas na Europa, o novo RS3 só deve chegar às lojas brasileiras no começo do ano que vem. Lá, o Sportback partirá de 60 mil euros (R$ 371,6 mil, em conversão direta) e o sedã de 62 mil (R$ 384 mil).
Aqui, ao menos por enquanto, a previsão é de que o modelo atualizado chegue a partir do primeiro semestre do ano que vem (por enquanto, a página da Audi brasileira ainda exibe o modelo 2021).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro