22/11/2023 - Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
Quando falamos em picape média logo pensamos em agressividade e vocação para superar barreiras, mas a Nissan Frontier tem uma proposta que vai além disso. Pudemos testar a caminhonete em experiências bem distintas, por mais de 1.000 km e, de fato, ela tem uma vocação off road que impressiona, mas também se comporta bem em outros ambientes.
A Nissan Frontier 2024 manteve as mesmas especificações da linha 2023, passou a ter seis anos de garantia da Nissan, e o nosso teste foi com a versão Pro-4X, a topo de linha, oferecida a partir de R$ 319.990. A picape é empurrada pelo motor 2.3 biturbo diesel de 190 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de sete marchas.
Somente a versão S, de entrada, chega com 163 cv de potência e 43,3 kgfm de torque, oferecida com câmbio manual de seis marchas.
Ida e volta de São Paulo até Campos do Jordão
Nesta viagem pudemos conferir o comportamento da Frontier em todos os terrenos, usando 4x4, reduzida e 4x2. A saída da capital estava caótica, com bastante trânsito, e até que Frontier se vira bem na cidade grande, mesmo não sendo o seu ambiente preferido. Em outras picapes já me senti mais inseguro com as motos passando bem rente aos espelhos, mas nela fiquei bem tranquilo.
As medidas da Frontier são: 5.262 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.857 mm de altura e 3.150 mm de distância entre-eixos. A picape vem vestida com rodas aro 17 polegadas e o tanque tem capacidade para 73 litros de diesel, além de haver um tanque de Arla 32 para redução na emissão de poluentes.
Seguimos viagem pelo Rodoanel, estrada com várias faixas para testar a capacidade de velocidade da picape. É perceptível que o torque máximo da Frontier vem em rotações mais baixas, então você pode sentir um pouco falta da aquela reaceleração mais apimentada quando já estiver acima dos 50 km/h.
Em contraponto, a condução nesse tipo de asfalto é muito tranquila, o isolamento acústico é bom e a posição de guiar é um dos destaques da Frontier.
No dia seguinte o desafio foi de bastante lama, poeira e um off road caprichado pela região próxima da Pedra do Baú, o cartão postal da Serra da Mantiqueira. Utilizamos o assistente de descida com frequência e o 4x4 deu conta do recado.
Ainda avaliamos o bloqueio de diferencial traseiro, que permite utilizar o torque na roda que estiver com mais aderência na superfície, facilitando a passagem por condições mais severas.
Outro grande atributo da Frontier é a suspensão multilink, trazendo mais conforto e estabilidade para todos os ocupantes. Houve uma nova calibração dos amortecedores dianteiros e traseiros, entregando uma melhor resposta e controle da picape. Os freios são a disco nas quatro rodas.
Nossa média na viagem foi de 8,6 km/l, lembrando que ela pode ser abastecida somente com diesel, mas é claro que essa média foi baixa por conta dos desafios na terra. Os números oficiais da Nissan apontam: 9,1 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Para chegar nos mais de 1.000 km de aventuras com a Frontier, nós também rodamos com ela pelas Rodovias Castello Branco e Bandeirantes, em mais de uma semana de testes.
Por dentro da Frontier
A Frontier Pro-4X vem com painel de instrumentos de sete polegadas com velocímetro analógico, o mesmo volante do Nissan Kicks, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay somente via cabo, sendo este um dos itens que pode ser melhorado em breve, ainda mais pelo segmento que a picape ocupa rivalizando com Toyota Hilux e Ford Ranger.
É possível selecionar os modos de condução em um botão do console. São eles:
Standard - indicado para condições normais na cidade e estrada
Sport - elevando as rotações do motor em marchas mais baixas
Off road – para usar em ambientes com lama, areia e indicado para superar desafios fora de estrada.
Tow – o mais bruto dos modos, esse é indicado para ser usado quando a picape estiver lotada ou quando for necessário rebocar outro veículo.
A Frontier ainda vem com partida por botão, regulagem de altura dos faróis e bancos em couro com detalhes em vermelho da versão Pro-4X.
Os faróis possuem quatro projetores de LED, com bom alcance e que ajudam bastante na iluminação noturna. O visual da picape ainda é destaque pela grade escurecida, o nome da Nissan em vermelho e os grafismos exclusivos dessa versão. A capacidade caçamba é de 1.054 litros.
A parte de segurança é reforçada por seis airbags, auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de frenagem, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, visão 360º para manobras e alerta de tráfego cruzado traseiro.
A Frontier 2024 é vendida em seis versões, com preços a partir de R$ 242.490 para a versão S. As demais versões são: SE, Attack, XE, Platinum e Pro-4X.
Todos os preços da Nissan Frontier 2024:
Nissan Frontier S MT 4×4 2024 – R$ 242.490
Nissan Frontier SE AT 4×4 2024 – R$ 264.490
Nissan Frontier Attack AT 4×4 2024 – R$ 266.490
Nissan Frontier XE AT 4×4 2024 – R$ 282.990
Nissan Frontier Platinum AT 4×4 2024 – R$ 319.990
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro