17/09/2010 - Anelisa Lopes, de Campinas (SP) / Fonte: iCarros
Após dez anos, o contrato de fornecimento de motores da GM para a Fiat chegou ao fim. Os modelos Fiat equipados com os motores provenientes desta parceria dispõem agora da linha E.torQ, formada pelo 1.6 e 1.8, de 16 válvulas; as opções 1.0 e 1.4 continuam disponíveis para o Uno, Palio, Siena, Palio Weekend, Strada, Idea e Doblò, sendo o bloco mais fraco disponível apenas para os três primeiros modelos citados. O Stilo é o único ainda servido pelo 1.8 8v compartilhado pelas duas fabricantes. O médio, no entanto, será substituído no ano que vem pelo Bravo 1.8 16v, principal destaque da Fiat no Salão do Automóvel, em outubro.
O desenvolvimento da linha E.torQ, cuja produção se concentra na fábrica da Fiat Powertrain, em Campo Largo (PR), focou o desempenho em baixas rotações. De acordo com a Fiat, 80% da força máxima é alcançada aos 1.500 rpm; aos 2.500 giros, o motor concentra 93% da força total. A mecânica, que conta com 70% de componentes novos, usa materiais mais leves, como plástico e alumínio, e possui menor fricção entre os componentes.
Na prática, após avaliação da linha com os novos motores, percebe-se mais disposição dos modelos para arrancar, como nas saídas e retomadas, e para trafegar em baixas velocidades, característica típica de quem roda em vias urbanas. Outra mudança perceptível é uma maior suavidade do motor nas trocas de marchas com o câmbio manual, o que influencia em menos ruído na cabine. A sincronia dos blocos com a transmissão automatizada Dualogic, no entanto, ainda não foi alcançada. A passagem da primeira para segunda e terceira velocidades provoca perda de força, o que ocasiona trancos no veículo; a troca da quarta e quinta marchas são menos sentidas.
O Punto foi o primeiro a receber os novos motores, em julho deste ano. Uma semana depois, o Doblò passou a usar a nova tecnologia, seguido pela família Palio (Palio, Siena, Palio Adventure e Strada), Idea e, por último Linea, que aposentou o motor 1.9 bicombustível feito na Argentina. Com a substituição mecânica, a Fiat reformulou toda a oferta de conteúdo dos modelos, com exceção do Linea. Com o motor nacional, o sedã médio ficou R$ 2.000 mais barato em todas as versões.
Confira a oferta de motores E.torQ:
- 1.6 16v E.torQ (117 cv e 16,8 mkgf com álcool / 115 cv e 16,2 mkgf com gasolina): Punto, Idea, Palio e Siena
- 1.8 16v E.torQ (132 cv e 18,9 mkgf com álcool / 130 cv e 18,4 mkgf com gasolina): Punto, Idea, Strada, Palio Adventure, Doblò e Linea
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro