08/04/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Nada como a velha lei da oferta e da procura para tornar determinados itens mais desejáveis – especialmente entre os automóveis. Produzidos em série, aos milhares, um igualzinho ao outro, os carros praticamente deixam de ser “produtos de massa” para se diferenciarem dos demais quando ganham edições limitadas.
Leia mais:
+ Mercedes lança no Brasil segunda geração do AMG GLE Coupé
+ Tracker estreia linha 2022 como SUV mais vendido
+ Jeep inicia pré-venda do Compass 2022 por R$ 162.990
Esse é o caso do novo Eclipse Cross Sport, que acaba de ser apresentado pela Mitsubishi como a cereja do bolo entre as opções do modelo para 2022. Com apenas 100 unidades, a série tem como diferenciais elementos visuais e pode ser adquirida nas cores Cinza Concrete, Preto Onix, Vermelho Lucid e Branco Fuji.
A mecânica, no entanto, é exatamente a mesma das outras versões: 1.5 litro e 165 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, que funciona em conjunto com uma transmissão CVT com emulação de 8 marchas.
Ao lado do volante, borboletas (paddle-shift) possibilitam que se troque as velocidades manualmente. A tração é integral (4x4), nas quatro rodas, com programação para diferentes terrenos..
Visual diferenciado
No visual, como o nome da série sugere, a ideia é um apelo mais esportivo. Para isso, o que era cromado nas outras versões do Eclipse Cross passou para um preto brilhante, incluindo as rodas de 18 polegadas, emolduradas por apliques pintados na mesma cor da carroceria.
Na grade dianteira e em partes do para-choques há acabamento imitando fibra de carbono, enquanto uma saia (spoiler) um pouco abaixo vem com moldura prateada. Sobre o capô, há dois extratores (passagens para o ar) ao estilo tunado.
Na traseira, o preto brilhante ajuda a destacar o aerofólio e o protetor abaixo do para-choques. Bordas escuras também estão presentes no vidro da tampa.
Por dentro
Com elementos forrados em material acolchoado nos painéis, o interior traz alguns componentes pintados na cor Silver Metallic, alternadas com outras em preto brilhante (black piano).
Como nas demais versões, a posição de dirigir é bem confortável, com boa ergonomia em relação aos comandos e informações para o motorista.
O design esportivo inclui também os bancos dianteiros, forrados em couro, com aquecimento e montados com espuma de dupla densidade. Contando com apoios laterais, eles prometem conforto para as longas distâncias – ou para as muitas horas em trânsito urbano.
Atrás, os bancos podem ser reclinados e deslizar em até 20cm, aumentando o espaço para passageiros ou para as bagagens, de acordo com a necessidade.
Tecnologia e conforto
Nessa versão, há partida sem chave (keyless), controle remoto, espelho retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré e head-up display, que projeta no para-brisa, em frente aos olhos do motorista, uma série de informações sobre o funcionamento do veículo.
Também estão a bordo ar-condicionado digital de duas zonas, volante com comandos de voz, áudio, telefone, controle de limite de velocidade e piloto automático adaptativo.
A direção tem assistência elétrica e a coluna pode ser ajustada em altura e profundidade. No painel de instrumentos, uma tela de LCD mostra informações do computador de bordo.
Segurança e recursos em muitas siglas
São de série no Eclipse Cross Sport um belo pacote de equipamentos e recursos de conforto e de segurança, incluindo o TPMS (sensor de pressão dos pneus), os sensores de chuva e de acionamento dos faróis, freios com ABS, BAS, BOS, HSA (assistente de partida em rampa) e controles de tração e estabilidade (ASC + ATC).
Há também câmera de ré, sete airbags e luz diura em LED.
A série de sistemas inteligentes de segurança – passiva e ativa – é extensa. Vamos às siglas e o que elas siginificam:
BSW (Blind Spot Warning) – Aviso de ponto cego sonoro e luminoso nos espelhos retrovisores.
UMS (Ultrasonic Misacceleration Mitigation System) – Previne a aceleração involuntária, cobrindo até quatro metros, à frente ou atrás do veículo, se o motorista pressionar o acelerador (com força) por engano com o carro parado ou até 10km/h.
RCTA (Rear Cross Traffic Alert) – Avisa sobre movimento atrás do carro, ajudando a evitar batidas - ao sair de uma vaga de ré, por exemplo.
Speed Limiter – Limitador de velocidade programável.
ASC (Active Stability Control) – Controle ativo de estabilidade.
ATC (Active Traction Control) – Controle de tração.
ACC (Adaptative Cruise Control) – Piloto automático adaptativo.
FCM (Foward Collision Mitigation) – Freia o carro de modo autônomo, quando detecta outros veículos ou pedestres à frente.
LDW (Lane Departure Warning) – Aviso de mudança de faixa.
AHB (Auto High Beam) – Liga e desliga o farol alto para não ofuscar os motoristas que vêm na direção oposta ou à frente.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro